Manter passwords em segurança quando os especialistas recomentam ter uma senha para cada conta e serviço que utiliza online, pode revelar-se difícil de conseguir.
Segundo um estudo recente, em média um internauta pode possuir cerca de 100 passwords diferentes ativas ao mesmo tempo, dificultando o processo de segurança.
O concelho deixado pelos especialistas, para proteger todas as suas contas, é o uso de softwares de gestão de passwords. Estes softwares foram criados para ser capazes de guardar em segurança todas as palavras passe que o utilizador emprega nos diferentes sites ou aplicações que usa, mas essa não é a sua única função.
Ele pode, por exemplo, gerar passwords fortes para que não tenha de se esforçar e inventar você a sua.
Outra vantagem é que estes softwares podem oferecer alertas sempre que identifiquem que alguma das suas senhas está comprometida, sugerindo-lhe a sua substituição e garantindo que não repita nenhuma palavra-passe que já tenha histórico de falha de segurança.
Eles podem transmitir as senhas guardadas a alguém (familiar ou amigo) que o utilizador tenha designado em caso de emergência ou de morte.
No entanto, os gestores de passwords apresentam as suas desvantagens. A primeira diz respeito ao facto de poderem ser vítimas de hackers que, ao conseguirem entrar no seu gestor de passwords, irão ficar não apenas com uma, mas com todas as suas senhas.
A outra desvantagem está relacionada com o facto destes softwares serem armazenados na nuvem, o que é impeditivo para quem não usa esta tecnologia.
Existem versões gratuitas e pagas destes softwares:
Softwares de gestão de passwords pagos: Dashlane e Keeper
Gestores de passwords gratuitos: LogMeOnce e Bitwarden