dinheiro euro notas
Publicidade

Existem algumas formas para perceber como detetar uma nota falsa. As notas de euro são altamente seguras, no entanto, há casos, apesar de reduzidos de contrafação.

No caso de receber uma nota contrafeita saiba que não pode trocá-la por uma nota genuína e receber o valor de volta, por isso, é importante que saiba reconhecer se a nota é verdadeira ou não.

Em primeiro lugar, tente comparar a nota com alguma que saiba que é verdadeira, se depois dos passos que o Banco de Portugal apresenta não serem suficiente, poderá dirigir-se a uma das tesourarias do Banco de Portugal ou num balcão de uma instituição de crédito.

Comece por confirmar os elementos de segurança através do método “Tocar-Observar-Inclinar”, ou seja, basta tocar para que sinta a textura e firmeza do papel de algodão, bem como a rugosidade nos elementos impressos em relevo: as iniciais do BCE, o pórtico ou janela, a denominação e as marcas táteis.

De seguida deve observar as notas de euro à transparência (contra uma fonte de luz) e verifique a presença das marcas de água, do filete de segurança, da janela com retrato (nas notas 20, 50, 100 e 200 euros, da série Europa) e do registo frente/verso (apenas nas notas da série 1). 

bp

Por fim, deve inclinar a nota para verificar, no caso da Série Europa, se:

  • A banda holográfica com retrato, que exibe o retrato de Europa (figura mitológica grega), o símbolo euro, o motivo arquitetónico e o valor da nota. Nas notas de 100 e 200 euros, a banda holográfica apresenta ainda o holograma-satélite e o símbolo euro de grande dimensão;
  • O número esmeralda, que apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente. Dependendo do ângulo de observação, o número muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro. Nas notas de 100 e 200 euros o número esmeralda exibe ainda símbolos euros no seu interior.
  • A janela com retrato, nas notas de 20, 50, 100 e 200 euros que exibe na frente linhas multicolores em redor dos algarismos representativos do valor da nota (20 e 50 euros) ou do símbolo euro (nas notas de 100 e 200 euros) e, no verso, em todas as denominações, vários algarismos multicolores representativos do valor da nota;
  • O holograma-satélite está presente nas notas de 100 e 200 euros. Este holograma exibe vários símbolos euro que se movem em torno dos algarismos representativos do valor da nota. Quando expostos à luz direta os símbolos euro tornam-se mais nítidos.
2bp

No caso da Série 1 deve estar atento ao elemento holográfico e elemento que muda de cor (nas notas 50, 100, 200 e 500 euros).

E, por fim, verificar a banda holográfica e banda iridescente (nas notas de 5, 10 e 20 euros).

A verificação da nota também pode ser realizada através de equipamentos auxiliares, isto é, lupas, máquinas de luz ultravioleta e dispositivos de luz infravermelha.

Com a lupa poderá verificar os microtextos em ambos os lados da nota, que deverão ser nítidos e não desfocados.

bp3

Através da máquina de luz ultravioleta tente notar a ausência de fluorescência do papel, as fibras fluorescentes: verdes, azuis e vermelhas na série 1 e tricolores na série Europa e ainda a presença de tintas fluorescentes.

Para mais informações sobre a mudança das notas perante lâmpada normal de luz ultravioleta (UV-A) ou lâmpada especial de luz ultravioleta (UV-C) pode consultar a página oficial do Banco de Portugal.

O que fazer se encontrou uma nota falsa

No caso de suspeitar se a nota é falsa não a aceita, porque as notas contrafeitas não têm qualquer valor, por isso, não receberá qualquer compensação. Nesse caso poderá tentar solicitar uma outra nota a pessoa e avisá-la de que poderá estar na posse de uma nota suspeita e que deverá dirigir-se às autoridades polícias locais, a um banco ou ao Banco de Portugal.

Também deverá informar sempre as autoridades policiais locais ou os serviços de segurança sobre o incidente e procurar fixar o máximo de informação sobre a pessoa que lhe apresentou uma nota suspeita.

No caso de necessitar mais informações opte por contactar o Banco de Portugal e se aceitar, por lapso, uma nota contrafeita não a coloque em circulação, porque constitui um crime. Nesse caso deverá entregá-la às autoridades policiais locais, a um banco ou ao Banco de Portugal. No caso de a nota ser verdadeira receberá o dinheiro de volta.

Neste sentido, o Banco de Portugal realiza, de forma gratuita, ações de informação presenciais para compreender a genuinidade da nota de euro. Para mais informações consulta a página do Banco de Portugal sobre “Como detetar uma contrafação”.