Não fazer uma limpeza da escova de cabelo significa que está a favorecer a proliferação de microrganismos como fungos e bactérias, que podem entrar em contato com os fios e o couro cabeludo e causar caspa e dermatite.
Para que não corra esse risco, segue seguir um método recomendado pela especialista Nicole Jaques. Ao jornal New York Post, explica que a higienização deve "ser feita a cada duas semanas com água morna e champô ou bicarbonato de sódio. Depois de retirar todo o cabelo da escova, encha uma tigela grande com água morna e champô suave ou bicarbonato de sódio. Agite a escova na água para uma limpeza profunda".
De seguida, deve deixar "de molho por até 20 minutos". Nicole Jaques recomenda o uso de uma escova de dentes limpa para esfregar o cabo e o fundo da escova.
No entanto, o processo é diferente quando se trata de um pente de madeira. "Enxague suavemente o objeto com champô e água. De seguida, borrife álcool (70%) levemente. Deixe-o secar com a parte de pentear para baixo", é a dica deixada pela especialista.