cabelo tomar banho
Publicidade

A verdade é que não existe uma resposta linear, tudo depende da rotina de cada um, do estilo de vida e do couro cabeludo. No entanto, há alguns cuidados que deve ter em conta.

Por exemplo, no que toca às pessoas que praticam exercício físico com regularidade poderá existir a necessidade de lavar o cabelo com mais frequência porque o suor é expelido pelos poros do couro cabeludo. 

Em relação ao uso do champô diariamente, os especialistas defendem que a utilização diária não é prejudicial desde que seja o produto seja adequado ao seu tipo de cabelo. 

Assim, a regra é não ficar mais de cinco dias sem lavar o cabelo, porque o couro cabeludo está sempre a produzir sebo que deve ser removido, pelo menos a cada cinco dias, para garantir a saúde (tanto dos fios de cabelo como do próprio couro cabeludo), isto para quem tem cabelo seco ou “normal”. No caso de ter uma tendência para cabelo mais oleoso deverá aumentar o número de lavagens semanais. 

Para além disso, outro truque é escolher a frequência com que lava o cabelo através da raiz, isto é, couro cabeludo e não do cabelo. No caso de ser oleoso deverá ser lavado diariamente para que o sebum não solidifique e prejudique os folículos pilosos, o mesmo acontece quando tem a pele transpirada.  Um couro cabeludo seco já se deve lavar com intervalos de três a quatro dias porque se for lavado todos os dias desidrata e provoca películas.

No caso dos homens é aconselhado a que lavem o cabelo diariamente desde que, mais uma vez, o champô seja adequado ao seu couro cabeludo. 

Segundo Carlos Portinha, especialista em saúde capilar, a lavagem do cabelo e do couro cabeludo “é essencial para a manutenção de uma boa saúde capilar”. Depois da lavagem realizada, devem “secar o couro cabeludo com secador frio ou a baixa temperatura e a cerca de um plano de distância da cabeça“, explicou à revista Men´sHealth