Se não existe estigma para quem usa óculos, porque motivo continua a existir para quem utiliza aparelhos auditivos?
Se as dificuldades de visão são resolvidas facilmente com a compra de uns óculos porque é que o mesmo não acontece com quem já não ouve da forma ideal, com recurso a uma solução auditiva? A resistência em mudar e procurar uma solução revela-se bem diferente!
Muitas pessoas dizem que usar aparelhos auditivos as faz parecer mais velhas e, portanto, sentem-se diminuídas perante os outros. De facto, ainda continua muito carregada a ideia de que quem usa soluções auditivas apresenta um declínio de saúde e que os melhores anos já lá foram.
Mas quem diz ter vergonha de usar aparelho auditivo, certamente que ainda está a pensar naqueles equipamentos enormes e esteticamente pouco atrativos que se usava nas gerações dos seus pais ou avós. Agora, a realidade não é a mesma!
Ao contrário dos óculos, tanto os aparelhos como os amplificadores auditivos não são vistos como um acessório de moda, nem nunca tiveram a pretensão de ser. Por outro lado, são cada vez mais discretos, havendo modelos praticamente invisíveis.
Estes dispositivos foram criados para ajudar e apenas isso. Ajudar quem tem dificuldades auditivas a ganhar maior independência, autoconfiança e sensação de bem-estar.
Mas as vantagens não ficam por aqui. Além de auxiliarem a audição, ajudam também a retardar a evolução das dificuldades auditivas e é ainda possível que evitem uma pioria da qualidade de vida.”
Ouvir sem ter de se esforçar, entender todas as palavras e conversas é possível com o aparelho auditivo, tal como ler um livro com letras bem pequenas por meio dos óculos.
Sabia que na AudiçãoActiva pode encontrar soluções auditivas ajustadas às necessidades específicas de cada pessoa?
Tanto a visão quanto a audição são sentidos de extrema importância para nos sentirmos bem. Por isso, devem ser avaliados com muita frequência. Nunca ignore as dificuldades que poderá sentir. Procure ajuda, se sentir essa necessidade. Jamais se prive de ter uma vida mais plena, ativa e feliz.