logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Sabe porque razão é feriado no dia 10 de junho?

Redação

Esta segunda-feira, dia 10 de junho, assinala-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Este dia, feriado nacional, é também uma homenagem ao poeta Luís Vaz de Camões, autor d'Os Lusíadas e que faleceu no dia 10 de junho de 1580. Um pouco por todo o mundo, celebram-se os portugueses e a cultura lusófona.

A Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal terá lugar em Pedrógão Grande, na segunda-feira, em homenagem às vítimas dos incêndios florestais de 2017. O Presidente da República e o Primeiro Ministro irão depois para Coimbra, para as celebrações dos 500 anos de Camões.

Na manhã do dia seguinte, Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro partem para a Suíça, para comemorar com a comunidade portuguesa residente no país.

A primeira referência legal à celebração do 10 de junho data de 1880, onde é declarado "Dia de Festa Nacional e de Grande Gala". No entanto, o dia ganhou ênfase e passou a ser particularmente exaltado durante a ditadura do Estado Novo, quando se denominava "Dia da Raça".

Só em 1977, depois da Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, passou a ser designado como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, onde foi consagrado como "representação do Dia de Portugal, como harmoniosa síntese da Nação Portuguesa, das comunidades lusitanas espalhadas pelo Mundo e da emblemática figura do épico genial". A partir desse ano, as comemorações oficiais tiveram sede em várias cidades do país.