whatsapp image 2022 06 23 at 11.05.11
Publicidade

O ano de 2022 representa o regresso de muitas festividades do concelho, como é o caso do São João de Alpendorada, nos dias 23, 24 e 25 de junho. Embora em moldes diferentes “e contra a vontade da organização, mas não podia ser de outra maneira”, sublinha Domingos Neves, presidente da Junta de Freguesias de Alpendorada, Várzea e Torrão.

A última tomada de decisão do governo, relativamente ao alívio das restrições da COVID-19, aconteceu em abril “e até aí não podíamos tomar nenhuma decisão definitiva, porque o São João é uma festa que envolve não só a freguesia, mas também o concelho e a região”.

Uma decisão tardia que teve implicações na organização da festa, inclusive a não realização das tradicionais Marchas Populares, em honra do padroeiro da Vila de Alpendorada. Como nos explica Domingos Neves, “as marchas começam a ser trabalhadas em dezembro e janeiro. Com apenas dois meses não havia possibilidade de organizar as marchas com o brilhantismo que nos habituaram. Por isso, reunimos com os responsáveis e todos foram unânimes em dizer que não tinham possibilidades de realizar as marchas”.

whatsapp image 2022 06 23 at 10.22.03

Alterados os moldes do São João de Alpendorada, mas não a vontade de realizar, as festas regressam no dia 23 de junho com um arraial noturno com as tradicionais barraquinhas de comes e bebes e muita animação à mistura, que nessa noite ficará a cargo do grupo musical “Função Públika”.

Numa tomada de decisão conjunta entre a junta de freguesia, os responsáveis pelas marchas e outras pessoas da freguesia, “decidimos fazer o fim de semana nos mesmos moldes do dia 23”, conta o presidente da Junta de Freguesias de Alpendorada, Várzea e Torrão. Nesse sentido, a programação segue no dia 24, com a eucaristia e a procissão em honra de São João Baptista. À noite tem lugar a atuação do grupo “Vozes do Tâmega”, “um grupo da terra e que devemos dar prioridade. Este ano assinalam 30 anos de existência e queremos associar-nos a estas comemorações”. A tarde de sábado, dia 25 de junho, será abrilhantada pelo Festival de Folclore, organizado pelo Rancho de Folclore de São João de Alpendorada, sendo que as festividades enceram-se com a atuação da banda “Lua Cheia”.

domingos neves

Apesar de algumas mudanças na programação, relativamente às edições anteriores, Domingos Neves reconhece que é “importante manter vivas as tradições”, que não sendo continuadas pelas Marchas Populares, se mantêm com uma grande novidade: o projeto “A minha rua é mais bonita que a tua”. “A organização desafiou a população a enfeitar as casas, varandas e ruas para trazer um ar de festa e ao mesmo tempo para relembrar as tradições antigas porque era assim antigamente que se fazia o São João de Alpendorada. Não havendo possibilidade para fazer outras coisas, vamos inovando desta forma”, sublinha Domingos Neves.

Na edição das festividades deste ano, o executivo da junta de freguesia lança mais uma vez o desafio a todos os estabelecimentos comerciais da freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão para decorarem as suas montras. “À semelhança dos anos anteriores, as tradicionais Montras de São João, criadas durante a pandemia para trazer alguma alegria, estão de volta para assinalar a data”.

whatsapp image 2022 06 23 at 11.05.12

As tradicionais Marchas Populares, “que traziam mais brilho, cor e motivação ao povo da terra”, não farão parte da programação do São João de Alpendorada deste ano, mas Domingos Neves garante que para o próximo “está já a ser preparado, caso não haja nada em contrário ao nível de saúde pública”. O presidente da junta não tem dúvidas de que será uma festa “diferente dos anos anteriores, mas que vai manter e fazer reviver a tradição”.