logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Rui Couceiro deu a conhecer o romance "Morro de Pena Ventosa" em Baião

Redação

A Biblioteca Municipal António Mota, no concelho de Baião, recebeu a visita de Rui Couceiro, escritor do romance "Morro de Pena Ventosa", no passado dia 27 de julho.

A apresentação do livro ficou a cargo do baionense António Mota que destacou a "imaginação surpreendente" que Rui Couceiro coloca nas suas obras e a "escrita expressiva, clara e que aborda muitas vezes situações quase banais do nosso quotidiano". De realçar que a obra "Morro de Pena ventosa" retrata "o impacto do turismo na cidade e o modo como os seus habitantes mais antigos e vulneráveis sofrem com este fenómeno".

Por sua vez, o Rui Couceiro destacou "a beleza e a qualidade da Biblioteca Municipal de Baião", mostrando-se satisfeito por conhecer novos leitores, tendo também fica "encantando" com a Bengala de Gestaçô que recebeu.

Na ocasião, o escritor decidiu também partilhar a "grande inspiração" que António Mota é para si desde criança. "Guardo com carinho livros como 'O Rapaz de Louredo' ou 'Pedro Alecrim'", terminando por revelar que o seu novo livro se baseia num dos lugares mais antigos do Porto, que fica próximo da Sé, e que é "formador da identidade da cidade. Acho muita graça à forma como o Porto se comporta. E o Porto aparece não só como cenário, mas também como personagem. E a parte da cidade que é efetivamente invicta é o Porto primitivo, o Porto que está instalado no Morro da Pena Ventosa. E portanto, eu quis que a ação deste livro se passasse ali, no Porto que é mais Porto", explicou.

A sessão contou com a presença da vereadora com o pelouro da Cultura, Anabela Cardoso, e das vereadoras Célia Azevedo e Olívia Mendes.