Ao longo do dia 24 de agosto, a rua Cândido dos Reis, em Amarante será decorada com animação e o reavivar de tradições. O cortejo dos Diabos está de volta, recuperando uma tradição que procura evocar os "Diabos de Amarante", figuras de veneração popular.
Para além do decoração, animação, convívio, com espaços festivos e de alimentação, entre as 09h00 e as 01h00, a festa fica completa com o dress code em vermelho e preto.
Ao longo do dia a rua vai vibrar com a atuação dos Fole & Festa, Suspensive Mood, Zés P'reiras de Bustelo, o DJ Fenrir & Nélio Jardim e o DJ Tikimho.

À noite, pelas 21h30, está marcado o Cortejo Folião com a réplica das figuras dos Diabos de Amarante, que serão transportados em carro de bois, desde o largo de S. Gonçalo, percorrendo a rua Cândido dos Reis.
A noite prossegue com animação musical e o baile dos diabos e das diabas.
Esta é uma iniciativa do coletivo de comerciantes "Eu Compro na Cândido dos Reis" e pretende recuperar uma tradição com a saída à rua das imagens do casal de Diabos, que ainda hoje permanece no Museu Amadeo de Souza-Cardoso.

Os promotores da Festa dos Diabos assumem estar "bastante entusiasmados" com o regresso da tradição e por "voltar a acordar o mito dos diabos, entendendo que "é muito interessante, sobretudo, porque queremos potenciá-lo num contexto de modernidade, folia, e atratividade para o centro da cidade e a sua envolvente comercial na rua Cândido dos Reis", destacam.
A iniciativa é promovida pelo coletivo de comerciantes "Eu Compro na Cândido dos Reis" e conta com o apoio da União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão e a colaboração do Grupo de Teatro Amador T'Amaranto e da Casa da Juventude de Amarante.