roteiro enogastronomicoFoto: DR
Publicidade

Foi apresentado esta segunda-feira, dia 21 de novembro, no Instituto Empresarial do Tâmega, em Amarante, o Roteiro Enogastronómico Verde Sentido.

Este roteiro reúne “um conjunto de novas propostas turísticas para ver e sentir o Douro e Tâmega em tons de verde”, refere a organização. As propostas são para um, três e sete dias, tendo como fio condutor os vinhos verdes e mostrando experiências nos sete municípios: Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Marco de Canaveses, Mondim de Basto e Resende.

Este é o resultado de um trabalho feito de mãos dadas com 50 operadores turísticos que foram estimulados a criar novas experiências e a trabalhar em rede. É um passo “importante” para a promoção turística do território que “estimula o cross selling regional e a circulação dos turistas pelos sete municípios”, refere a organização.

As propostas podem ser feitas por qualquer turista, mas, em breve, vão ser também comercializadas por agências turísticas.

Também “muito em breve” vai ser lançado um site e uma aplicação, que estão a ser desenvolvidos para “serem o braço direito dos visitantes, contribuído para atrair cada vez mais fluxos turísticos e para proporcionar uma experiência diferente e à medida de todos os públicos”.

Julieta Oliveira, da Associação Empresarial de Amarante, referiu que estão a ser dados “importantes passos para qualificação da oferta”, o que é de “enorme importância” para captação de novos fluxos turísticos.

Ricardo Magalhães, da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, aproveitou para fazer um balanço das ações desenvolvidas pelo projeto. Destacou o facto de terem sido desenvolvidas quatro ações de capacitação conjunta e 100 ações de capacitação individuais, com os 50 operadores turísticos aderentes nas áreas da estruturação da oferta, harmonização de vinhos com produtos regionais e marketing digital.

Ricardo Magalhães referiu, ainda, o trabalho de qualificação com um conjunto de produtos distintivos do Douro e Tâmega: Anho assado com arroz do forno, Fumeiro de Baião, Codorno de Basto, Camélias das Terras de Basto, Cavacas de Resende e Doces Conventuais de Amarante.