“Ética, diversidade, liderança e companheirismo”, é assim que se apresenta o Rotary Club de Penafiel, que este ano comemora 50 anos de serviço a toda a comunidade. A data será assinalada no dia 10 de junho, pelas 13h00, em Penafiel.
A ‘viver’ o projeto há 23 anos, e agora na qualidade de presidente (pela terceira vez), João Oliveira faz um balanço “muito positivo” do trabalho realizado pelo Rotary Club Penafiel até à data. “Quando o clube foi fundado tinha então 33 elementos e, desde então, tem servido a comunidade penafidelense procurando sempre ajudar e apoiar quem precisa, mas de uma forma a que esses apoios possam ser muito mais do que uma simples ação, transformando muitas vezes as vidas de pessoas”, garante.
Em declarações enviadas ao Jornal A VERDADE, o presidente enaltece o papel e função do projeto que “muito mais do que uma questão pontual e assistencialista”, procura “fazer com que, muitas vezes, as vidas de quem necessita possam ver um desenvolvimento futuro e duradouro“.
Relativamente aos projetos criados ao longo de 50 anos, foram “tantos que se torna impossível referir todos”, mas João Oliveira aponta “alguns que ficam na memória de quem os projeta e de quem deles beneficia, tanto a nível local como em todo o mundo. A nível local, as bolsas de estudo que se iniciaram logo nos primeiros anos, e ainda se mantêm hoje, para todos os níveis de ensino e que ajudaram centenas e centenas de jovens em Portugal e por exemplo na Guiné, onde conseguimos apoiar, totalmente, os estudos de cinco jovens até ao final da sua licenciatura em medicina, enfermagem e engenharia. Hoje, estão no seu país a trabalhar nas suas comunidades”, recorda.
Outro projeto destacado, e este com mais de 40 anos, é o Instituto de Línguas, a Associação Penafidelense de Atividades Rotárias (APAR). “Com uma qualidade reconhecida, já conseguimos formar e certificar centenas e centenas de jovens que assim obtiveram melhores ferramentas para o seu sucesso escolar e posterior vida profissional”, acrescenta.
No entanto, “todos os anos” surgem novos projetos “para dar resposta a situações do dia dia. Lembro também que o Rotary Club de Penafiel tem apoiado muitas instituições do concelho, conseguindo mudar muitas vidas. Projetos de apoio no combate à pobreza, compra de medicamentos, compra de desfibriladores, atuação na área da saúde visual com consulta médica grátis e oferta de óculos e lentes e tantos outros projetos nesta área de apoio e outras no plano cultural, educação e cidadania”.
Neste 50 anos de existência, o Rotary Club Penafiel posicionou-se “na ajuda institucional a muitos que dela necessitavam e, por isso mesmo, conseguiu um reconhecimento de todas as instituições que muitas vezes connosco colaboram, para que impossíveis possam ser realidades”.
De acordo com João Oliveira, é este o legado que “honrosamente temos hoje no nosso clube, o qual é medalha de ouro do concelho, atribuída pelo trabalho desenvolvido só longo de todos estes anos, o qual é um orgulho e uma honra mas, fundamentalmente, uma obrigação para que, no futuro, saibamos ser dignos de todos os que nos antecederam”, frisa.
No futuro, e para dar respostas aos que as procuram, o clube irá procurar “avaliar, constantemente, as necessidades do presente em cada momento, para que continue a valer a pena existir um clube rotário na cidade e concelho, que é uma mais valia na nossa comunidade. É uma responsabilidade que não rejeitamos, antes pelo contrário queremos fazer sempre mais e melhor para que o nosso lema ‘dar de si antes de pensar em si’ tenha verdadeiramente significado e impacto na comunidade“.
As necessidades vão “continuar a existir”, assim como a “vontade de continuar a trabalhar para as minorar. É isso que nos move neste clube rotário de Penafiel, para que no futuro outros digam que continua a valer a pena a nossa existência e trabalho em prol da comunidade”, finaliza.