A Rota do Românico vai voltar a proporcionar às crianças e jovens atividades temáticas durante a interrupção escolar da Páscoa. Nas manhãs dos dias 4, 5 e 13 de abril, os alunos poderão visitar os Centros de Interpretação do Românico (CIR), em Lousada, e da Escultura Românica (CIER), em Abragão, Penafiel.

Entre jogos, oficinas e visitas inspiradas na quadra pascal, os estudantes entre os 6 e 12 anos poderão participar em iniciativas que visam valorizar “a curiosidade, criatividade, experimentação e vivência em grupo”. 

Publicidade
Foto: Rota do Românico

Assim, nos dias 4 e 5 de abril as atividades têm lugar no Centro de Interpretação do Românico (Lousada) e decorrem das 10h00 às 12h30, já no dia 23 de abril vão ter lugar na Escultura Românica (Penafiel) no mesmo horário.

Entre as atividades a realizar, conta-se “Às voltas pelo Românico — realidade virtual”, “Pula, pula coelhinho!”, “Coelhos da primavera — estendal”, “Pão de ló de caneca”, “Artes plásticas — uma lembrança da Páscoa”, “Caça aos ovos”, “Danças medievais” e “Ovo acrobata”.

Foto: Rota do Românico

As inscrições encontram-se a decorrer até 3 de abril através do seguinte formulário, e todas as informações estão disponíveis no site da Rota do Românico.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

Foto: Rota do Românico

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

Programa completo:

04 abril, terça-feira, 10h00-12h30, CIR, Lousada
– Às voltas pelo Românico – realidade virtual;
– Pula, pula coelhinho!
– Coelhos da primavera – estendal;
– Pão de ló de caneca.

05 abril, quarta-feira, 10h00-12h30, CIR, Lousada
– Artes plásticas – uma lembrança da Páscoa;
– Caça aos ovos;
– Danças medievais;
– Ovo acrobata.

13 abril, quinta-feira, 10h00-12h30, CIER, Penafiel
– Pula, pula coelhinho!
– Coelhos da primavera – estendal;
– Caça aos ovos;
– Ovo acrobata.

Foto: Rota do Românico
Foto: Rota do Românico
Foto: Rota do Românico
Publicidade