logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Rota do Românico vai apresentar livro de fotografias "Pedra a Pedra" em Castelo de Paiva

Redação

A Rota do Românico vai apresentar este sábado, dia 9 de setembro, o livro "Pedra a Pedra", da autoria do fotógrafo Egídio Santos, no Centro de Interpretação da Cultura Local, em Castelo de Paiva, pelas 15h00.

Nesse mesmo dia será ainda inaugurada a exposição itinerante homónima, que estará patente ao público no Centro de Interpretação da Cultura Local, no edifício da Loja de Turismo, até ao dia 1 de outubro de 2023.

No que ao livro diz respeito, "Pedra a Pedra" reúne 190 imagens do património cultural, móvel e imóvel, da Rota do Românico, numa incursão pictórica pelos 12 concelhos dos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega que integram o projeto turístico-cultural.

Neste livro pode-se encontrar "arrebatadoras paisagens e conjuntos monumentais aos singulares detalhes escultóricos talhados no granito e na madeira, passando pelas pinturas murais decorativas e catequéticas. Esta obra é uma memorável viagem pela história da arte e da arquitetura, do período medieval à contemporaneidade, num original vislumbre das formas, das cores e dos artífices da Rota do Românico", descreve a Rota do Românico em nota de imprensa.

No mesmo comunicado, a Rota do Românico destaca uma imagem que foi distinguida com uma menção honrosa na categoria Fotografia sobre Património, nos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), isto é, a imagem da pastora que conduz o rebanho sob a proteção divina da Capela da Senhora da Livração de Fandinhães (em Paços de Gaiolo, Marco de Canaveses).

Egídio Santos, natural do Porto, é o responsável por esta obra que se apresenta repartida entre o fotojornalismo e a fotografia de autor. O fotógrafo estudou fotografia na Escola Superior Artística do Porto e fotografou para dezenas de livros, participou em mais de 40 exposições individuais e coletivas, e está representado nas coleções do Centro Português de Fotografia, do Museu do Douro, do Museu do Côa, entre outras.

A edição do livro "Pedra a Pedra" enquadra-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região: Ação 3 – Rota do Românico, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.