Os Centros de Interpretação do Românico, em Lousada, e da Escultura Românica, em Penafiel, são os cenários das atividades de Natal da Rota do Românico dirigidas ao público mais jovem.

O arranque das atividades acontece no próximo sábado, 17, pelas 21h00, com ‘Uma noite de Natal medieval’, “que desafia os participantes, entre os 7 e os 12 anos, a passarem a noite no Centro de Interpretação do Românico”, pode ler-se no comunicado.

Nos dias 20 e 21, em Lousada, e nos dias 29 e 30, em Abragão, Penafiel, sob o mote ‘Uma viagem ao passado’, um conjunto de oficinas temáticas, ” inspirado na quadra natalícia e em diversos elementos patrimoniais da Rota do Românico, convida o público infantojuvenil a explorar os dois centros de interpretação através de atividades que valorizam a sua curiosidade, criatividade, experimentação e vivência em grupo”, explica a Rota do Românico.

As inscrições e todas as informações estão disponíveis no website da Rota do Românico.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

Centro Interpretação Escultura Românica

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.