A Rota do Românico está a promover o Festival Ver o Bago, acolhido na Torre de Vilar, em Lousada, este domingo, dia 26 de junho.

Este evento tem entrada livre e vai contar com música, dança, teatro, poesia, gastronomia, expositores, oficinas e uma ampla área verde de lazer, que estarão disponíveis entre as 14h00 e as 20h00.

Na vertente da animação, vão estar presentes diversos artistas da região da Rota do Românico, sendo estes: o grupo Contilheiras, como cabeça de cartaz, Academia de Dança Liliana Castro, Açanar e Abantar, Aromas do Verde, Conservatório de Dança do Vale do Sousa, Merenguita — Escola de Dança de Salão, Pedaços de Nós — Teatro de Freamunde, Propagode, PT Dance Academy, School Dance Lousada e Zé Faria, DJ Giorgio e Hugo Rangel.

“Este festival assinala a reta final do projeto Ver do Bago, um brinde entre Deus e os Homens, iniciado em maio de 2021, e que propôs um ciclo de três exposições em torno da relação material e simbólica entre a vinha e a paisagem cultural e humana dos vales do Sousa, Douro e Tâmega”, acrescentou a organização.

Ver do Bago é um festival que está enquadrado na ação O Vinho, a Arte e os Homens, cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através da do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Texto redigido com o apoio de Francisco Pinto, aluno estagiário da Escola Superior de Educação de Viseu.