Uma das mais antigas romarias de Portugal celebra este ano 200 anos de história entre os dias 11 e 15 de agosto. A partir desta sexta-feira serão vários os artistas que farão parte do programa musical da Romaria da Senhora Aparecida, na freguesia do Torno, Lousada.
A abertura da Romaria pelas Marchas e Arruda de Bombos, seguindo-se no sábado, a atuação dos Santamaria. Na noite seguinte, dia 13, Bárbara Bandeira sobe ao palco da Romaria. A programação segue na segunda-feira, dia 14, com os Expensive Soul, terminando no dia 15 de agosto com o artista Diogo Piçarra e o grupo lousadende Sambinha do Zé.
O bicentenário apresenta-se como um "marco histórico" e que terá uma celebração "especial", refere André Faria, presidente da comissão de festas da Romaria da Senhora Aparecida. "Não é qualquer romaria que alcança este número e claro que para nós é um orgulho, uma gratificação muito grande podemos organizar os 200 anos da festa", garante.
O "orgulho" está presente em cada uma das 25 pessoas que compõem a comissão de festas, que ao longo de vários meses prepararam uma festa que "tinha de ser diferente dos outros anos. Houve um aumento de orçamento para marcar os 200 anos e vai haver uma forma diferente de comemorar a romaria", explica André Faria.
O presidente dá o exemplo da Feira do Gado "uma tradição da nossa romaria que esteve parada alguns anos, nós vamos reativá-la este ano. Mas depois há diferenças em toda a organização, no cartaz, no fogo, vamos ter quatro bandas de música, tal como no centenário, de uma forma geral houve um maior investimento a vários níveis e uma vontade de fazer um trabalho que marcasse os 200 anos", frisa.
Na comissão há sete anos e presidente há cinco, André Faria explica que não há como não fazer parte deste grupo. "Temos orgulho daquilo que somos, fazemos e claro que para mim é um orgulho ser presidente da comissão de festas".
A Romaria da Senhora Aparecida começa esta sexta-feira, dia 11 de agosto, e o presidente deixa o convite: "devem vir pela fé e pelo cartaz apelativo. Claro que queremos encher as nossas rua com o povo".
A Romaria da Senhora Aparecida nasceu em agosto 1823, é uma das mais antigas e romarias de Portugal. As principais atrações são a corrida de cavalos, a majestosa procissão, a atuação de bandas filarmónicas e artistas, sessões de fogo de artifício e a corrida de motos.