logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Roadshow "Reciclar é na boa" chega a escolas do distrito do Porto

Redação

A iniciativa "Reciclar é na boa", promovida pela Sociedade Ponto Verde (SPV), está de regresso com a maior edição de sempre, destinada a educar e sensibilizar alunos do 2.º e 3.º ciclos para a importância da reciclagem de embalagens. Este roadshow vai levar sessões formativas a sete escolas do distrito do Porto, entre os dias 10 e 12 de dezembro, abrangendo mais de 13 mil alunos em todo o país.

Durante 45 minutos, os estudantes terão a oportunidade de aprender sobre a correta separação e deposição de embalagens nos ecopontos, esclarecendo dúvidas sobre o processo de reciclagem e levando as suas aprendizagens para junto de familiares e amigos. Esta ação é uma componente essencial da Academia Ponto Verde da SPV, um programa que nasceu em 2019 e que se tornou um dos principais pilares na promoção da educação ambiental em Portugal.

A edição deste ano, que se destaca pela sua abrangência geográfica, não só vai aos Açores e Madeira como, pela primeira vez, chega também ao norte e ao sul do continente. O objetivo é alcançar 300 escolas e cerca de 13.500 alunos, além de capacitar professores com ferramentas de ensino e materiais didáticos. A SPV tem como missão promover a economia circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), ao mesmo tempo que fomenta a cidadania ativa e a literacia ambiental.

O roadshow "Reciclar é na boa" decorrerá em sete escolas do distrito do Porto nos seguintes horários:

  • Dia 10 de dezembro, Escola Básica de Leça do Balio, às 08h55;
  • Dia 10 de dezembro, Externato António Nobre, às 12h00;
  • Dia 10 de dezembro, Externato São João Bosco, às 15h00;
  • Dia 11 de dezembro, Escola Básica e Secundária de Canelas, às 10h20;
  • Dia 11 de dezembro, Colégio da Trofa, às 14h30;
  • Dia 12 de dezembro, Escola Básica Francisco Torrinha, às 10h00;
  • Dia 12 de dezembro, Escola Básica 2/3 de Rio Tinto, às 14h30.

"Esta é a maior edição da Academia Ponto Verde até hoje, com um foco ainda maior na promoção da reciclagem e das boas práticas ambientais, essenciais para ajudar Portugal a atingir as metas de reciclagem estabelecidas para 2025, como alcançar pelo menos 65% de todas as embalagens colocadas no mercado", refere a SPV.