Este fim de semana, dias 3 e 4 de junho, o concelho de Resende continuou a presentar o público com atividades inseridas no XXI Festival da Cereja. O ponto alto decorreu no domingo, 4 de junho, quando todas as freguesias do concelho saíram às ruas para levar a cabo o Cortejo Alegórico.
O Cortejo Alegórico regressou ao fim de dois anos da pandemia Covid-19 e o presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, explicou que o regresso realizou-se com um "caráter diferente. Decidimos envolver todo o concelho e freguesias, o que é muito importante. As pessoas vinham com um ar alegre, por issom achei que eles gostaram da ideia".





Tudo indicava que seria um fim de semana de chuva, mas o S. Pedro "colaborou com a festa. Felizmente algo aconteceu e impediu que a chuva viesse", mencionou o autarca, realçando também o "grande esforço" do excecutivo e de todas as pessoas que colaboraram porque "isto dá muito trabalho".
Durante o Cortejo Alegórico o objetivo principal, à semelhança de todo o festival, foi "festejar a nossa cereja que é o elemento que mais contribui para a sustentabilidade económica. É a cereja que ajuda a maior parte dos nossos agricultores".







Em declarações prestadas ao Jornal A VERDADE, Garcez Trindade confessa que "a cereja está com uma produção diferente da do ano passado, em 2022 tivemos um ano fantástico e este não foi assim. A primeira cereja teve constrangimentos climatéricos que resultou numa baixa produção, contudo, a cereja mais tardia está muito melhor e estou convencido que teremos cerejas até meados de julho".
Até à data, o autarca garante que o festival "correu muito bem, tivemos sempre muita gente e não houve problemas de constrangimentos de trânsito", acrescentando que no próximo fim de semana "vamos continuar a ter animação e a venda das cerejas, artesanato, frutos, compotas e todos os produtos típicos resendenses".












Foto: Jornal A VERDADE
Apesar do XXI Festival de Cereja estar a um fim de semana de terminar, o presidente destaca que "nos fins de semana seguintes continuamos não com grande animação, mas continuamos a vender. Enquanto houver cereja vamos continuar aqui aos fins de semana e feriados a vender cereja, por isso, convidamos toda a gente a juntar-se a nós".
Recorde que o Festival da Cereja continua no próximo fim de semana, dias 10 e 11 de junho, com cerejas, doces, artesanato, produtos locais, música, animação, entre outras iniciativas.












Foto: Jornal A VERDADE










Foto: Jornal A VERDADE









Foto: Jornal A VERDADE