A região do Tâmega e Sousa vai estar sob aviso laranja esta segunda-feira, dia 12 de dezembro. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, haverá previsão de “precipitação persistente, por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada”.

O aviso do IPMA indica que será durante a manhã, entre as 06h00 e 12h00, que a situação meteorológica estará mais agravada.

As temperaturas mínimas irão rondar os 8.ºC e as máximas os 16.ºC em toda a região.

Na sequência da previsão das condições meteorológicas adversas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomenda à população algumas medidas de prevenção, como: “não se expor às zonas afetadas pelas cheias; ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a  possível formação de lençóis de água nas vias; não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou  viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança”.

Artigo atualizado às 18h10.