empresas reuniao computador negociosFoto: Scott Graham/Unsplash
Publicidade

EMERN-Q – Qualificação de Micro e Pequenos Negócios é o nome do novo projeto de incentivo à qualificação para PME’s da região Norte.

Este projeto apoia pequenos negócios a crescer e a expandir, disponibilizando gratuitamente qualificação especializada, nas mais variadas áreas de intervenção, como: marketing digital, técnicas de vendas, design de produto, logística e operacional, registo de marcas e patentes, entre outros.

O objetivo passa também por “alavancar a competitividade, aumentar a cooperação e potenciar a troca de conhecimentos e experiências entre os envolvidos, assim como aumentar a taxa de sobrevivência das empresas e o sucesso dos negócios criados, numa fase de maiores desafios, em consequência da crise sanitária e económica provocada pela COVID-19”, refere um comunicado.

Estão destinados a este projeto, que visa dar continuidade ao trabalho iniciado com o projeto anterior EMER-N – Empreendedorismo em Meio Rural, direcionado a apoiar a criação de negócios, mais de 670 mil euros para investimentos.

As empresas do Norte que elegíveis para este projeto podem apresentar as suas candidaturas através dos vários parceiros espalhados por toda a região: a In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresarias Inovadoras e o IET – Instituto Empresarial do Tâmega são os lideres deste projeto e contam ainda com parceiros como – Ader-Sousa, ADRIMAG, ADRIMINHO, ADRITEM, ATAHCA, CORANE, DESTEQUE, DOURO SUPERIOR, IPB e ADRAT.

As condições de elegibilidade para o acesso ao apoio e a apresentação das candidaturas pode ser feita através da informação disponível nos seguintes sites: https://qualificacao.emern.pt/; https://www.incubo.eu/; https://iet.pt/

O EMERN-Q é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Norte 2020 e está dividido em dois territórios, alta densidade e baixa densidade. Na baixa densidade, a IN.Cubo lidera a parceria, enquanto na alta densidade é o Instituto Empresarial do Tâmega que lidera. A parceria junta ainda sete associações de desenvolvimento local e um entidade de ensino superior. 

O investimento situa-se nos 416.272,80 euros para a parceria da baixa densidade e estima-se que venha a apoiar 180 empresas e 372.492 euros para a alta densidade para apoiar 144 empresas. O projeto é cofinanciado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e conta com um total de 670 450,08 euros para as duas parcerias.