neve cinfaes 1
Publicidade

A partir desta segunda-feira, 16 de janeiro, o estado do tempo em Portugal Continental irá agravar-se devido à Depressão FIEN, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Com a vinda de massa de ar marítima de origem polar, o IPMA prevê uma “intensificação do vento de oeste/noroeste que soprará forte no litoral oeste, com rajadas até 85 km/h, e muito forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir os 120 km/h”.

No que diz respeito à região do Tâmega e Sousa, os dados indicam que esta terça e quarta-feira, 17 e 18 de janeiro, todos os concelhos estarão em alerta vermelho, à exceção de Cinfães e Resende.

A precipitação será “por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas”, entre as 00h00 e as 03h00 de 17 de janeiro. 

O IPMA alerta para o “vento de noroeste com rajadas até 85 km/h no litoral e até 100 km/h nas terras altas”, entre as 09h00 de 17 de janeiro e as 00h00 de 18 janeiro.

As previsões apontam para queda de neve acima dos 800 metros, descendo para os 500/700 metros a partir do final da tarde, entre as 06h00 de janeiro e as 03h00 do dia 18 de janeiro.

O IPMA alerta uma possível “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo”, com possibilidade de haver vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados.

A temperatura irá sofrer uma diminuição, que será mais acentuada com valores de temperatura mínima abaixo dos 4°C em todo o território.