Quase todos os concelhos do Tâmega e Sousa vão estar, esta terça e quarta-feira, 19 e 20 de abril, sob aviso amarelo devido ao vento, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que alerta para a mudança no estado do tempo para os próximos dias.

À exceção de Cinfães e Resende, o aviso abrange os concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel e vai estar em vigor até às 00:00 de quarta-feira, devido à previsão de vento forte do quadrante norte, temporariamente com rajadas da ordem de 70 quilómetros por hora (km/h) no litoral.

As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 17 graus na generalidade do território, sendo ligeiramente maior no concelho de Amarante, que atinge os 18 graus.

No que diz respeito às temperaturas mínimas, estão previstos valores entre 2 e 5 graus, com Baião a atingir a temperatura mais baixa.

Portugal continental registou, desde segunda-feira, uma mudança no estado do tempo com aumento de nebulosidade, descida gradual de temperatura, e vento forte no litoral oeste e nas terras altas até quarta-feira.