Durante o XIV Festival Internacional de Camélias de Lousada, o presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, trouxe "notícias boas" sobre o crescimento do turismo na região, mas também comunicou algumas novidades no setor.
Luís Pedro Martins anunciou que a região do Porto e Norte de Portugal conseguiu, "pela primeira vez", ficar no Ranking n.º 1 no que diz respeito "à atração de turistas nacionais para o território", destacando que o resultado é fruto "da força do trabalho que vai sendo feito pelos municípios. Fomos quem conquistou mais turistas nacionais para vir percorrer o território".
Também nos hóspedes, dormidas e proveitos, o presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, referiu que a região teve "um crescimento muito grande":
- Nos hóspedes a meta era de seis milhões, no final do ano de 2023, mas "foi possível chegar aos sete milhões";
- Doze milhões de dormidas era o valor traçado, mas "foi possível alcançar os treze milhões e 300 mil";
- Já nos proveitos o Porto e Norte cresceu 48%, um valor "bem acima da média nacional, e que significa que também crescemos em valor".
Com bases nestes valores, Luís Pedro Martins defendeu que o objetivo é "continuar a crescer, mas não necessariamente em turistas. Queremos crescer em melhores turistas, turistas que deixem mais ao território e que deixem mais à economia, por isso, é que há cinco anos viramos os holofotes para mercados que nos trazem mais valor".
Temos boas expetativas, podemos continuar a crescer, e quem quer investir sabe que o pode fazer.
Luís Pedro Martins
Mercado brasileiro, americano, canadiano e mercados da Ásia Pacífico em destaque
O mercado americano "andava pelo quinto/sexto lugar, hoje é o terceiro mercado da região, cresceu 54%. São mercados que não gostam de grandes cidades, e que optam pelo turismo de natureza, gastronomia e vinhos".
Aeroporto Sá Francisco "explodiu e cresceu 18%". 2024 traz novas rotas
Também no que diz respeito ao Aeroporto Sá Francisco, o presidente anunciou "excelentes notícias. O aeroporto cresceu 18%, até 2019 crescia 10% o que já era bom, depois veio a pandemia e, de repente, o setor do turismo explode e cresce 18%".
- Emirates está de regresso e é "importante para o Oriente";
- Junta-se companhia área que "mais leva britânicos para a Madeira e para o Algarve, e que nunca tinha voado para o Porto";
- Outra companhia área irá realizar voos dos EUA e do Canadá para o Porto;
- A United vai aumentar;
- Em relação à TAP, o presidente espera que 2025 "possa trazer boas notícias".