mundo planeta
Publicidade

A Rede Local4Action Hub de Valongo recebeu 46 propostas de municípios vindas de quatro continentes, Europa, América, África e Ásia, no âmbito da convocatória de propostas de projetos para a rede. 

As propostas visam envolver “grupos sub-representados em processos participativos” e foram avaliadas por um grupo de júris, constituído por docentes e investigadores da Universidade de Aveiro. Da avaliação foram selecionadas sete propostas de Portugal e cinco propostas de países estrangeiros (Argentina, Espanha, Irão e Zimbabué) cujo foco da atenção são, sobretudo, as mulheres, crianças, jovens e idosos.

Os projetos dos municípios que não foram selecionados terão a oportunidade de participar enquanto “observadores, beneficiando das ações de formação e acompanhando o desenvolvimento dos projetos selecionados”.

Conheça a lista completa 

  • Gobierno de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina - Espacios de Participación Vecinal para Mujeres
  • Município de Tandil, Argentina – Comunidades de mulheres empreendedoras
  • Câmara Municipal da Maia, Portugal – Visão para a Cidade 2025 – 2050 pelas crianças e jovens
  • Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Portugal – Conselho Consultivo da Idade Maior
  • City of Bulawayo, Zimbabué – Empowering young people and underrepresented groups suffering from fragile economic and social conditions.
  • Ayuntamiento Bilbao, Espanha – Consejo de la Infancia.
  • Qeshm City, Irão – “Mardom-Shahr” project women social entrepreneurship
  • Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Portugal – Jovens pelo Clima
  • Câmara Municipal de Estarreja, Portugal – Projeto BioRia
  • Câmara Municipal de Pombal, Portugal – Festival Apropria-te!
  • Câmara Municipal de Torres Vedras, Portugal – Conselho das Crianças
  • Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Portugal – Cidadania no Bairro

Esta iniciativa é impulsionada pelo United Cities and Local Government – UCLG e pelo Município de Valongo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, este é “mais um projeto que lançamos para promover os mecanismos de democracia participativa enquanto ferramentas de reforço da Democracia Representativa, designadamente ao nível local, o espaço da democracia de proximidade”, acrescentando que “o Hub tem como objetivo primordial contribuir para a melhoria da qualidade da democracia local, assegurando acompanhamento e capacitação gratuitos ao longo de um ano, aos 12 municípios dos quatro continentes, que aderiram à iniciativa,  para implementação de processos de participação cidadã, nos seus territórios, visando, sobretudo, envolver grupos sub-representados”. 

Em Valongo, sublinha o autarca, “temos uma tradição muito forte de promoção da Cidadania e de mecanismos de Democracia Participativa, mas queremos ir mais além na governação democrática no espaço local. Não podemos permitir que a fraca participação, o desconhecimento dos processos ou dos mecanismos democráticos e a dificuldade estrutural de integração de grupos sub-representados minem o potencial de uma comunidade e o seu desenvolvimento, pois a diversidade e equidade nos processos participativos é crucial para garantir a sua utilidade e valor social reconhecidos e apropriados pela cidadania”, explica.

“Só eliminando a desconfiança e a ignorância em torno dos processos públicos de funcionamento das Democracias Locais é que será possível agregarmos eficazmente a população e integrá-la numa comunidade informada, capacitada, ativa, consciente e desperta para enfrentar todos os desafios e oportunidades!”, frisa José Manuel Ribeiro.

Mais informações sobre o projeto Local4Action Hub de Valongo e o seu desenvolvimento podem ser obtidas através da página https://local4actionhub.cm-valongo.pt/ ou do e-mail [email protected]