A Rede Global da Diáspora, considerada a maior rede colaborativa da diáspora portuguesa e promovida pela Fundação AEP, vai estar em Bruxelas, na próxima quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de abril, para a realização de eventos de ativação da Rede e promoção de encontros de negócios junto das comunidades empresariais representativas da diáspora.
A sessão de apresentação da Redes vai acontecer na quinta-feira, na REPER, na sala Damião de Góis, e vai contar com a presença do embaixador da REPER, Pedro Lourtie, embaixador de Portugal na Bélgica, Rui Tereno, presidente da Fundação AEP, Luís Miguel Ribeiro, AICEP, Rui Paulo Almas, diretor executivo da Fundação AEP, Paulo Dinis, Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa, Rui Cunha, e Federação Empresários Portugueses na Bélgica, Paulo Carvalho.
No dia seguinte, vai ser promovida uma mesa redonda, exclusiva a empresários, para debate sobre “oportunidades de negócios, investimentos e networking e promoção das ligações empresariais e institucionais que permitam o ‘fazer acontecer’ esta alavancagem das relações em rede”.
As inscrições para os eventos já estão abertas e podem ser feitas diretamente nesta plataforma.
O objetivo é “dar a conhecer as novas funcionalidades da Rede Global que vêm trazer oportunidades de negócios, investimentos e networking”, refere um comunicado da Fundação AEP.

“A segunda fase da Rede Global da Diáspora tem estado mais focada nas empresas e nos empresários portugueses para alavancar as exportações portuguesas. Nas sessões de apresentação temos dado a conhecer novas funcionalidades, como o Portal de Negócios da Diáspora, funcionalidade exclusivamente dirigida a Empresas e Investidores, que visa facilitar e acelerar negócios à escala global, e a Diáspora Business Intelligence, que permite conhecer a diáspora ao pormenor, dando a possibilidade de as empresas identificarem os canais de distribuição mais adequados a cada negócio e/ou setor de atividade”, afirma Luís Miguel Ribeiro, presidente da Fundação AEP.
A Rede Global da Diáspora é um projeto promovido pela Fundação AEP, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 – Sistema de Apoio às Ações Coletivas, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A Rede Global da Diáspora conta com mais de 7.500 portugueses registados de 155 países e mais de 10.500 empresas inseridas. Trata-se de “uma rede colaborativa que visa aproximar os portugueses espalhados pela Diáspora e, ao mesmo tempo, potenciar a internacionalização das PME’s portuguesas”. A principal missão é “promover a marca Portugal internacionalmente e ajudar as PME’s nacionais a aumentar as suas exportações, estimulando a colaboração das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo”.