Ao olhar para o mandato do seu executivo, Raquel Pereira, presidente da freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, concelho do Marco de Canaveses, tem a certeza de que foi feito “o melhor por esta terra”, apesar dos “desafios e dissabores”.
Consciente de que não seria um desafio “fácil”, a autarca local encontrou vários “percalços”, mas também colocou a “resiliência” do grupo de trabalho à prova. Com “amor” foram à procura de soluções, através do diálogo e da presença ativa entre os fregueses e, assim, conseguiram “melhorar a qualidade de vida da gente e apoiar as associações e projetar um futuro de crescimento”. Em parceria com a câmara, concretizaram obras, melhoraram infraestruturas e avançaram na educação e saúde. Ciente de que o futuro é “desafiante e promissor”, seguem “confiantes” e expectantes de que com “amor e dedicação” farão de tudo por esta terra.
Mas afinal, quem é Raquel Pereira?
Raquel Pereira denomina-se como uma mulher que “equilibra a responsabilidade pública com a vida familiar e as relações pessoais”. Além de política, é também mãe, esposa, amiga… e acredita que são estas facetas que moldam a sua visão e forma de atuar. Enquanto presidente de junta, trabalha para servir a freguesia com “paixão e dedicação”, reconhecendo que é a “ponte” entre as gentes da terra e os recursos e serviços.
No papel de líder local procura “ouvir as necessidades das pessoas e procurar soluções práticas e eficazes para os desafios que enfrentam”, bem como garantir que existem respostas para todos. Assim, o seu percurso político tem sido pautado pela “proximidade com os fregueses” e por saber ouvir e dialogar. “Transparência, inclusão e colaboração são os princípios que guiam a minha atuação, até porque acredito que o trabalho e esforço coletivo trazem resultados significativos”.
A trabalhar em prol da comunidade, Raquel Pereira fala de um “compromisso firme” com a “melhoria das infraestruturas, a sustentabilidade e o apoio às associações locais, sejam sociais, culturais ou desportivas, mas também a garantia de que os nossos jovens tenham oportunidades para crescer e se fixar aqui, e que os nossos idosos recebam o cuidado e a dignidade que merecem. Trabalho para fazer da freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo um lugar onde todos possam prosperar, viver com qualidade e ter orgulho da nossa Terra”.
Projetos realizados que “impactaram positivamente o desenvolvimento da freguesia”´
- Construção de um parque infantil: “Era um espaço, há muito desejado pela comunidade, o parque infantil é agora um ponto de referência, proporcionando às crianças um local seguro e divertido onde podem brincar e desenvolver-se, enquanto os pais usufruem de um ambiente agradável”.
- Início da obra de requalificação da Praceta Manso Preto: “Um espaço que necessitava de uma intervenção há vários anos e que era um sonho para a população local. Esta requalificação vai transformar a praceta num espaço acolhedor, melhorando esteticamente a zona”.
- Walking Football: “Uma iniciativa que tem vindo a ganhar destaque pela sua contribuição para a saúde, bem-estar e integração social da nossa comunidade sénior. O Walking Football é uma modalidade desportiva adaptada, onde o futebol é jogado em ritmo moderado, sem correrias, pensado especialmente para pessoas com mais de 50 anos. Através desta prática, promovemos não só o exercício físico seguro e adaptado, mas também o convívio e a criação de laços entre os participantes”.
- Associação Pensapassos: “Na nossa freguesia, valorizamos profundamente o papel dos idosos, que são pilares na construção e preservação da nossa história, cultura e tradições. Através da Associação Pensapassos, temos apoiado as diversas atividades que visam enriquecer a vida dos nossos idosos, apoiamos no transporte para as atividades realizadas e nas refeições diárias confecionadas”.
Além disso, desde outubro de 2021 foi lançado um incentivo à natalidade que oferece um voucher a todas as crianças nascidas na freguesia no valor de 150 euros. Esta ação visa proporcionar “um apoio inicial às famílias que estão a começar essa nova etapa de vida, reconhecendo a importância de cada nova criança na comunidade. Ao apoiar as famílias desde o nascimento, estamos a plantar as sementes para um futuro mais vibrante e acolhedor na nossa freguesia, criando um ambiente onde todos possam prosperar e crescer juntos”.
Além destas intervenções, foi levada a cabo “a requalificação de várias ruas em colaboração com o Município do Marco de Canaveses, ruas que estavam em condições precárias e comprometiam tanto a segurança dos peões como a circulação de veículos. Este trabalho incluiu a renovação do pavimento, o reforço da sinalização, promovendo a segurança e a acessibilidade. Estas intervenções têm sido fundamentais para assegurar a mobilidade de todos, incluindo idosos e pessoas com mobilidade reduzida, integrando a freguesia numa visão inclusiva e moderna”.
“A alma da freguesia são as pessoas”
Valorizar as pessoas é e sempre será a prioridade de Raquel Pereira. “Cada habitante traz consigo uma história, um sonho e uma contribuição única, é nas interações diárias, nos sorrisos trocados e nas mãos estendidas que encontramos a verdadeira força que nos une”.
É no cruzamento de gerações e na diversidade que a presidente vê a magia da freguesia. “Temos jovens cheios de energia e ideias e seniores sábios que partilham as suas experiências e conhecimentos. Cada um deles desempenha um papel fundamental, enriquecendo a nossa vida comunitária e tornando a freguesia um lugar acolhedor”. Assim, é responsabilidade da junta proporcionar às crianças “um ambiente seguro e estimulante” para “semear uma comunidade forte e unida”.
Raquel Pereira procura assim contribuir para o bem estar da comunidade, valorizar o património e o desenvolvimento sustentável através de medidas como: “Aumentar a qualidade de vida dos residentes é uma prioridade, isso inclui a criação e requalificação de espaços públicos, como áreas de lazer, onde todos possam desfrutar de momentos de descontração e convívio; Garantir a manutenção adequada das infraestruturas existentes, proporcionando segurança e conforto aos moradores; Promover atividades que incentivem um estilo de vida saudável e que permitam com que todos tenham a oportunidade de se manter ativos; Implementar projetos que promovam o património local, como eventos culturais reforçando assim a identidade da freguesia; Apoiar o comércio local e incentivar o empreendedorismo é crucial para a vitalidade da freguesia. Pretendemos trabalhar em parceria com os comerciantes para promover eventos e iniciativas que atraíam visitantes e fortaleçam a economia local; Também a educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento da freguesia, pretendo continuar a colaborar com as instituições de ensino para promover atividades educativas, trabalhar para que as infraestruturas educativas estejam sempre em boas condições; Aproveitar o potencial turístico da freguesia é outra das minhas ambições Com foco no património, na gastronomia e na natureza”.
Todas estas metas e ambições refletem o compromisso em trabalhar para uma freguesia “mais unida, saudável e próspera”.
Trabalho em equipa traz “melhores soluções” para a freguesia
Ao seu lado tem Manuel Silva, tesoureiro, que, diariamente, procura concretizar projetos que beneficiem a população, através do seu “vasto conhecimento e dedicação”, sobretudo na área das infraestruturas e desenvolvimento de atividades de apoio social.
Assim, o trabalho é desenvolvido com base na ideia de que “a união de esforços e o diálogo aberto” são a solução para “implementar melhorias significativas e melhores condições de vida a todos”.
Unidade Local da Proteção Civil tem demonstrado “amor pela comunidade”
Também o trabalho da Unidade Local da Proteção Civil de Penha Longa e Paços de Gaiolo foi alvo de palavras de elogio por parte da presidente, que realçou o “trabalho notável, a solidariedade e o amor pela comunidade. Esta unidade atua para garantir a segurança e bem-estar de todos. O compromisso e a dedicação desta equipa são visíveis em cada intervenção que realizam. Sem esperar nada em troca, arriscam a dar o seu melhor em prol do bem comum. É um trabalho exemplar que deveria ser inspirador para todos nós, reforçamos a importância do voluntariado nas operações de proteção civil”.
Agradecimento final
Enquanto presidente desta freguesia, Raquel Pereira tem como ambição criar uma freguesia que seja “exemplo de coesão social, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida”, procurando “atender às necessidades” da comunidade e garantir que todos sejam “representados e incluídos”.
Na altura em que assumiu o cargo, a autarca local comprometeu-se a “representar cada cidadão” e tornar realidade as “necessidades e aspirações” da freguesia, mantendo-se fiel ao compromisso. “Honro a confiança que depositaram em mim e na minha equipa. Nestes três anos temos procurado ouvir, compreender e responder às preocupações das pessoas, sempre com a ambição de tornar Penha Longa e Paços de Gaiolo num lugar acolhedor”. Com os olhos postos no futuro, Raquel Pereira continua empenhada em “dialogar, partilhar ideias e trabalhar em equipa para enfrentar os desafios. Quero reforçar que estou aqui para ouvir os meus fregueses, as suas opiniões e sugestões são valiosas e fundamentais para moldar a nossa freguesia, a participação ativa da população é a chave para construirmos um espaço onde todos se sintam incluídos”, foram as palavras finais.
Recorde-se que Raquel Pereira assumiu, recentemente, o cargo de presidente das Mulheres Socialistas do Marco de Canaveses, uma oportunidade para dar “voz e visibilidade às mulheres”, trabalhando para a “igualdade de género, através de iniciativas que fortaleçam a mulher na política, emprego, vida social, bem como na luta contra a violência e a desigualdade salarial”.
“Nestes três anos temos procurado ouvir, compreender e responder às preocupações das pessoas, sempre com a ambição de tornar Penha Longa e Paços de Gaiolo num lugar acolhedor”.