A Câmara Municipal de Paços de Ferreira anunciou que, ao final da tarde desta segunda-feira, dia 29 de agosto, a ramificação do carvalho centenário existente no jardim municipal caiu. As razões são ainda desconhecidas.
Em comunicado, a autarquia informou que a situação "está a ser avaliada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal e pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) uma vez que se trata de uma árvore de grande porte, classificada como património nacional".
No âmbito desta situação foram também "acionados todos os meios necessários e o local está devidamente sinalizado. Este carvalho (Quercus róbur L.) é uma árvore classificada desde 1940. A idade deste carvalho não está determinada, existindo referências que indicam ter nascido no Seculo XVIII, por volta de 1700".
Recorde-se que em abril de 2021 a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, com a concordância do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), ordenou uma vistoria técnica à árvore, "não tendo, nessa altura, sido detetado anomalias do estado ecológico do carvalho".
A câmara municipal aguarda, agora, pelo relatório dos serviços técnicos.