Os concelhos de Castelo de Paiva e Penafiel irão receber este sábado, dia 18 de junho, a prova Rally ACP Clássicos Norte, que conta com cerca de 150 kms de extensão.

Este percurso inicia-se no Porto, pelas 10h00, passando pela descida de Canelas, em Penafiel, pela EM617 em direção à EN108, que segue para Entre-os-Rios. Após a travessia do rio Douro a prova continua pela EN224 e a EN222 até chegar a Castelo de Paiva. O percurso segue pela EN224 até Arouca.

O troço antes de Entre-os-Rios vai ser percorrido a partir das 11h29, o troço após Castelo de Paiva a partir das 11h53 e o troço após Real a partir das 11h59, informa um comunicado da autarquia.

São admitidas várias categorias: veículos desde janeiro de 1946 até dezembro de 2000 (futuros clássicos), sendo que esta prova conta para o ACP Clássicos CUP e aceita inscrição de futuros-clássicos (viaturas fabricadas entre 1991 e 2000) desde que certificadas pelo ACP Clássicos.

Esta é “uma excelente oportunidade de ver, neste rally de regularidade histórica, carros de sonho pelas estradas do concelho, num evento realizado com o objectivo de promover o automóvel antigo e esta zona da região Norte como destino turístico, aliada à tradição do desporto automóvel”, comunicou o município de Castelo de Paiva.

Texto redigido com o apoio de Francisco Pinto, aluno estagiário da Escola Superior de Educação de Viseu.