Na tarde desta quarta-feira, dia 22 de março, o Museu Carmen Miranda, em Marco de Canaveses, acolheu a apresentação da edição de 2023 do Rali Terras D’Aboboreira, que se vai disputar nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses nos dias 28 e 29 de abril.
Para além das intervenções de alguns dos organizadores da prova, isto é, Pedro Barros, representante da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), António Jorge, presidente do Clube de Automóvel de Amarante (CAA), e Paulo Pinto, diretor técnico da prova. Os representantes dos municípios de Marco de Canaveses, Baião e Amarante também deixaram palavras em relação à prova Rali Terras D’Aboboreira, destacando a “união, sustentabilidade e a prova de enorme calibre” que servirá para “promover a região a vários níveis”.

A primeira intervenção foi realizada por Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, que começou por afirmar que é “com muito gosto” que o concelho volta a receber o Rali Terras D’Aboboreira que é “uma das provas mais importantes do panorama desportivo automóvel nacional”.
Acrescentando que este “evento projeta a nossa região e que é um exemplo da sinergia estabelecida entre três municípios que irá fortalecer a imagem turística, desportiva e cultural”. Assim, garantiu que esta competição será realizada “com segurança e desportivismo”, esperando que tenha “um impacto na economia e que seja um evento de relevo público e de promoção e divulgação do território”.

Paulo Pereira, autarca da Câmara Municipal de Baião, foi ao encontro das palavras de Cristina Vieira e destacou, entre vários aspetos, o facto da Serra da Aboboreira “estar a poucas semanas de ser certificada como Área de Paisagem Protegida Regional” considerando, por isso, que “temos de ser muita mais seletivos com o tipo de atividades que temos na serra”.
Outro aspeto salientado foi a plantação de árvores que considera ser “uma forma de mitigação do impacto da pegada ecológica que estas provas deixam. Nós não vamos ter com regularidade provas deste genéro, teremos que limitar o tipo de eventos, mas se temos este é porque achamos que tem todas as condições para o ser”. Terminando por afirmar que acredita ser “uma prova de enorme calibre à altura daquilo que todos os participantes merecem”.

Por último, o vice-presidente da Câmara Municipal de Amarante, António Jorge Ricardo, completou que este “projeto potencia terras, cultura, gastronomia e tudo o que temos de bom para dar”. Mostrando-se satisfeito com a “união” sentida entre os três municípios. “Estarmos unidos para um evento destes, assumirmos o compromisso de tornarmos a prova mais sustentável e contribuirmos para um mundo melhor é a certeza de que vamos ter um grande evento”.
O Rali Terras D’Aboboreira é a terceira prova do calendário do Campeonato de Portugal de Ralis e segunda do calendário do FIA-ERT (European Rally Trophy).

Assim, o evento terá início em Marco de Canaveses, na tarde de sexta-feira, 28 de abril, e contará com três provas especiais de classificação (PEC), prosseguindo no dia 29, sábado, com mais seis PEC, que será ainda pontuável nos Campeonatos de Portugal de Ralis Júnior, de 2RM (duas rodas motrizes), de Clássicos, Promo, Start Norte e Promo Norte.
Em relação às novidades na edição de 2023, passam pela inclusão de um troço cronometrado que nunca foi utilizado no CPR, isto é, o troço de Baião Vida Natural (7,78 quilómetros) que será percorrido duas vezes na tarde do primeiro dia de prova. Outra novidade é que irão receber os dois principais troféus ibéricos monomarca da atualidade que promovem o lançamento de jovens pilotos: Peugeot Rally Cup Ibérica e na Toyota Gazoo Racing Iberian Cup.

Já no sábado, no que toca ao troço de Aboboreira (16,65 quilómetros) será praticamente idêntico ao de 2022, já que os primeiros 14,31 quilómetros são iguais, com o final na povoação de Charrasqueira, junto à EN 321. A “especial” do Marão (7,44 quilómetros) é uma versão mais curta que a do ano passado e tal “deve-se aos efeitos dos incêndios que então deflagraram, deixando a céu aberto zonas completamente desprotegidas”, explica o site oficial do Rali Serras D’Aboboreira. Acrescentando que “foram aproveitados apenas os primeiros quilómetros e acaba no Alto dos Padrões, junto na EN 101, que liga Amarante a Mesão Frio”.
Por último, o troço de Amarante Natureza Encantada (16,96 quilómetros), o mais extenso do rali, corresponde à parte final da classificativa (de 37,24 quilómetros) irá manter o mesmo nome utilizado em 2022 no Rali de Portugal. Este ano, os primeiros 13,20 quilómetros são iguais à versão utilizada em 2021.

Antes do início da prova, na parte da manhã de dia 28 de abril terá lugar em Marco de Canaveses, com passagem nas freguesias de Paredes de Viadores e Manhuncelos, Sande e São Lourenço do Douro tanto o Free Practice (Treinos Livres) como o Qualifying (Qualificação), e depois o Shakedown, que decorrem num troço cronometrado, Marco Rios de Emoção (3,56 quilómetros).
A apresentação da prova contou com a participação dos presidentes da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, e da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, bem como, do vice-presidente da Câmara Municipal de Amarante, António Jorge Ricardo.

Para além disso, o evento contou ainda com um representante da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Pedro Barros, com o presidente do Clube de Automóvel de Amarante (CAA), António Jorge, o diretor técnico da prova, Paulo Pinto, com os vereadores do município de Marco de Canaveses, Nuno Pinto e Pedro Pinto, e os pilotos vencedores de edições anteriores do Rali Terras D’Aboboreira naturais dos três concelhos que vão acolher a prova.

Rali Terras D’Aboboreira pretende atingir “neutralidade carbónica e emissão zero de CO2 até 2030”
No âmbito do plano de sustentabilidade ambiental, o Clube Automóvel de Amarante irá implementar no decorrer da prova a separação de lixo, por exemplo, em locais como o Parque de Assistência, Zona de Reabastecimento ou as Zonas de Público.
O representante da Federação Portuguesa Automobilismo e Karting, Pedro Barros, destacou a ambição de atingir a “neutralidade carbónica e emissão zero de CO2 até 2030. Sem sustentabilidade ambiental este desporto não terá futuro a médio prazo e é nisto que estamos a trabalhar na sensibilização e ajuda aos clubes”, garante.

Realçando, por exemplo, que no Campeonato Portugal de Rali “grande parte dos envolvidos já utiliza gasolina sintética. São gasolinas que incorporam ainda combustíveis de origem fóssil, mas tem biocombustíveis e resíduos que permite fazer uma diminuição entre 52 e 85% das emissões de CO2 para a atmosfera”.
Ainda neste sentido foi realizada na passada terça-feira, 21 de março, uma ação de plantação de árvores na Serra da Aboboreira com a presença de membros dos três municípios comuns à cadeia montanhosa, de pilotos e de outras entidades.

Para além disso, Pedro Barros referiu que o objetivo é plantar árvores “para compensar as emissões que fazemos. Por isso, vamos plantar, pelo menos, 16 mil árvores de forma a atingir a neutralidade carbónica naquilo que é o desporto automóvel”.
A edição de 2023 irá contar com o Eng. Pedro Portela, responsável pela vertente da sustentabilidade.
Paulo Pinto, diretor da prova e representante do Clube Automóvel de Amarante, descreveu durante a ocasião o programa completo do Rali Terras D’Aboboreira.

Conheça o programa completo do Rali Terras D’Aboboreira
Sexta-feira (28 de abril)
Partida Marco de Canaveses 16h00
PEC 1 – Baião Vida Natural 1 (7,78 km) 17h00
Baião (Reagrupamento – Parque do Tijelinho) 18h15/19h00
PEC 2 – Baião Vida Natural 2 19h20
Baião (Reagrupamento – Parque do Tijelinho) 19h55/20h55
PEC 3 – Baião Destino Sustentável (1,52 km) 21h20
Parque Fechado (Metalocardoso/Amarante) 22h15

Sábado (29 de abril)
Partida (Metalocardoso/Amarante) 08h50
PEC 4 – Aboboreira 1 (16,65 km) 10h00
PEC 5 – Marão 1 (7,44 km) 11h05
PEC 6 – Aboboreira 2 12h30
Parque Assistência (Metalocardoso) 14h10/14h40
PEC 7 – Marão 2 15h30
PEC 8 – Amarante Natureza Encantada 1 (16,96 km) 16h30
Amarante (Reagrupamento – Alameda Teixeira de Pascoaes) 17h20/18h05
PEC 9 – Amarante Natureza Encantada 2 (Power Stage) 18h30
Final (Amarante – Rotunda António Lago Cerqueira) 19h55

Para além do CPR e do FIA-ERT e de integrar o calendário da Peugeot Rally Cup Ibérica, da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup e do Rally & You Portugal Cup, o Rali Terras D’Aboboreira será também pontuável nos Campeonatos de Portugal de Ralis Júnior, de 2RM (duas rodas motrizes), de Clássicos, no Promo, no Start Norte e no Promo Norte.
Para mais informações sobre os concorrentes e programa completo pode visitar o site oficial do Rali Terras D’Aboboreira.
Veja o reels da apresentação da apresentação do Rali Serras D’Aboboreira no Museu Carmen Miranda, em Marco de Canaveses.
