O Rali Terras D’Aboboreira arranca esta sexta-feira, dia 26 de abril, e estende-se até sábado, dia 27, passando pelos territórios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses. Uma prova que “potencia a região” e que é vista pelas autarquias dos três concelhos como “um evento de referência”.
Os autarcas de Amarante, Baião e Marco de Canaveses falaram sobre a importância desta prova que dinamiza os três concelhos.
José Luís Gaspar – Presidente da Câmara Municipal de Amarante
O Rali Terras D’Aboboreira é, sem dúvida, um evento de referência não só para a região, mas também no panorama dos ralis nacionais, resultado do excelente trabalho desenvolvido pelo Automóvel Clube de Amarante!
É também um excelente exemplo de parceria e do estabelecimento de sinergias entre os três municípios Amarante, Baião e Marco de Canaveses.
Gostaria ainda de destacar o trabalho realizado em termos ambientais, tendo recebido inclusive o prémio de mérito pelas ações desenvolvidas no âmbito da sustentabilidade ambiental.
Filipe Fonseca – Vice-presidente e responsável pelo pelouro do Associativismo e Desporto na Câmara Municipal de Baião
O Rali Terras D’Aboboreira, atrairá, mais uma vez, muitas pessoas à Serra da Aboboreira, mas, mais importante ainda, no primeiro dia, com o arranque na vila de Baião, teremos uma significativa adesão do público, o que, por conseguinte, dinamizará a economia local e contribuirá para a divulgação do nosso concelho. Este evento, que enaltece a nossa região, ilustra de forma excelente a colaboração e a criação de sinergias entre os três municípios, Baião, Amarante e Marco de Canaveses, realçando ainda mais o potencial turístico local.
Será, certamente, um motivo para os entusiastas da velocidade explorarem a nossa culinária, as nossas paisagens deslumbrantes e o nosso património cultural de elevado mérito.
Relativamente à competitividade do rali, acredito que vamos ter dois dias emocionantes em troços espetaculares e uma variedade de categorias, que enriquece, de sobremaneira, a competição. Não tenho dúvidas que será um espetáculo desportivo com projeção internacional, uma vez que conta com uma lista de inscritos que inclui pilotos nacionais e internacionais de renome.
Esta é uma prova com um forte compromisso ambiental e a organização deste evento estabeleceu uma série de medidas para reduzir o seu impacto, uma vez que percorre uma Paisagem Protegida, como é a Serra da Aboboreira, e Baião, que foi o primeiro concelho português a ser reconhecido como Destino Turístico Sustentável. Em suma, o Rali Terras D’Aboboreira, para além de ser uma competição com grande impacto a nível desportivo, destaca também a beleza natural e cultural da região, proporcionando aos espectadores uma experiência única e emocionante.
Pedro Pinto – Vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal do Marco de Canaveses
É com grande entusiasmo que recebemos o Rali Terras D’Aboboreira no Marco de Canaveses pelo quinto ano consecutivo. Este é um dos eventos mais prestigiados do calendário nacional de ralis, que contribui para a projeção da nossa região e do seu potencial turístico, desportivo e cultural.
É mais uma organização conjunta com os nossos vizinhos de Amarante e Baião, o que muito nos agrada. Quando unimos esforços, conseguimos aproveitar sinergias e partilhar recursos, reduzindo custos e aumentando o impacto das organizações. Esta cooperação permite a implementação de projetos de grande dimensão que beneficiam toda a região e ao mesmo tempo fortalecem a relação entre comunidades vizinhas. O rali é um exemplo disso mesmo mas ao longo do ano são vários exemplos que comprovam os benefícios deste tipo de parcerias.
Felicito também o Clube Automóvel de Amarante pelo trabalho exemplar na promoção deste evento e não posso deixar de destacar a importância das iniciativas e medidas ambientais associadas ao rali. São ações que demonstram a preocupação de todos os envolvidos com a sustentabilidade e com a proteção da Serra da Aboboreira.
Convido o público para assistir e para a aproveitar o que a nossa região tem de melhor, sempre com responsabilidade.