O Marco 09 anulou duas desvantagens, jogou mais de uma hora em inferioridade numérica, mas conseguiu assegurar, no domingo, 8 de setembro, a passagem à 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer no reduto do Leça FC, nas grandes penalidades, após uma igualdade (2-2) no tempo regulamentar.
Os golos do encontro surgiram apenas na segunda parte. Até ao intervalo, o Leça FC dominou, dispôs das melhores ocasiões e o Marco 09, abaixo do nível exibido em jogos anteriores, ficou reduzido a dez unidades, por expulsão de Laércio, com vermelho direto, aos 40 minutos.
No arranque da etapa complementar, a formação local colocou-se na frente do marcador, através de Pedro Martelo. No entanto, o conjunto encarnado não acusou o golpe e, mesmo em inferioridade numérica, foi-se aproximando da baliza contrária, tendo chegado ao empate, com um golo de Luizinho, na sequência de um pontapé de canto, aos 79 minutos.
Miguel Garro, aos 85 minutos, devolveu a vantagem aos leceiros, mas a resposta do Marco 09 foi imediata, com Bruno Guimarães, que saltou do banco, a assinar o tento que levou o jogo para prolongamento (87′).
No período extra, a formação marcoense desperdiçou uma grande penalidade, por Diogo Rosado, e teve de resolver a eliminatória a partir da marca dos 11 metros, fase em que o guarda-redes Vítor São Bento, recentemente contratado ao FC Felgueiras, foi figura de destaque, ao defender três remates contrários.
O técnico Nuno Pedro reconheceu que a equipa não fez uma primeira parte “ao nível do que tem feito”, mas considerou que, pelo que trabalhou na segunda parte e no prolongamento, o Marco 09 “foi um justo vencedor”.
“Com menos um e, depois, perto mais do final, em igualdade, fomos superiores em muitos dos aspetos, com uma alma tremenda. Da forma como crescemos, como acreditámos, como estivemos sempre atrás do resultado, fomos uns justos vencedores. Duas equipas que não mereciam sair desta competição, mas fizemos por ser felizes e fomos uns justos vencedores”, afirmou.
O Marco 09 segue agora para a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, agendada para 22 de setembro, na qual vai medir forças, em casa, com O Elvas.
Antes, no próximo domingo, 15 de setembro, recebe o Beira-Mar, para a 4.ª jornada da Série B do Campeonato de Portugal.