doar sangue
Publicidade

Esta sexta-feira, dia 14 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Dador de Sangue.

Tornar-se dador é simples. Só precisa comparecer num local de colheita fazendo-se acompanhar de um documento de identificação válido com fotografia (bilhete de identidade, cartão de cidadão) e preencher estes três requisitos: ser maior de idade, ter mais de 50kg e estilos e hábitos de vida saudáveis. 

No entanto, pode ser recusado como dador por múltiplas razões. Antes da dádiva, é necessário responder a um questionário e, posteriormente, serão realizadas uma avaliação clínica e um exame físico. De acordo com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), poderá dar sangue se não forem identificadas situações que possam pôr em causa a sua segurança e a segurança do recetor.

Antes da dádiva de sangue, o Serviço Nacional de Saúde aconselha o dador a tomar o pequeno-almoço ou lanche, sem que este seja abundante, e reforçar a ingestão de líquidos. No final da dádiva, deve reforçar novamente a ingestão de líquidos e fazer uma refeição ligeira. Os dadores são também aconselhados a evitar grandes períodos de exposição solar e evitar o exercício físico no dia da dádiva.

Poderá consultar os locais de colheita em dador.pt.

Para esclarecimento de dúvidas, consulte as FAQ’s do IPST.