A Queima das Fitas do Porto foi reconhecida como um evento merecedor da certificação 'Coração Verde', uma distinção atribuída pela LIPOR e que assegura que este evento é ambientalmente responsável e sustentável.
O certificado foi entregue pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e administrador da LIPOR, que numa cerimónia realizada no âmbito da comemoração do 8º aniversário do Polo Zero e apresentação do referencial de sustentabilidade da FAP, no dia 16 de outubro.
A Federação Académica do Porto (FAP) submeteu uma candidatura à Certificação Coração Verde, a qual iniciou um trabalho colaborativo entre a FAP, a Porto Ambiente, a LIPOR e demais entidades envolvidas neste processo, para aumentar o nível de responsabilidade ambiental da iniciativa e a consciência ambiental da Queima do Porto.
Uma vez avaliadas as práticas implementadas e o seu impacto nos resultados alcançados, atribuiu-se o Certificação Coração Verde à Queima das Fitas 2024, que é a partir de agora o primeiro grande evento a receber este reconhecimento.
"O caminho para a sustentabilidade faz-se com responsabilidade e consciência de que há sempre oportunidades de melhoria, pelo que este é um processo contínuo. Aos candidatos é entregue um relatório de certificação, onde constam as boas práticas implementadas e as situações a corrigir e a melhorar para as futuras edições, para que, em 2025, possamos ter uma Queima das Fitas ainda mais sustentável", adianta a FAP.
A Certificação Coração Verde representa um trabalho agregado em áreas fundamentais como a prevenção e reciclagem de resíduos e a proteção dos ecossistemas e o contínuo envolvimento e a sensibilização dos cidadãos.
A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
