Esta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, assinala-se a Quarta-feira de Cinzas. Mas qual é o simbolismo desta data para os cristãos?
A Quarta-feira de Cinzas é o dia a seguir ao Carnaval e marca o primeiro dia da Quaresma, ou seja, os 40 dias até à Sexta-feira Santa, que antecede o domingo de Páscoa.
A Igreja Católica Apostólica Romana trata a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade.
Qual é a origem das cinzas?
Segundo a antiga tradição, o sacramento da penitência era público e marcava o início do caminho de penitência dos fiéis, que seriam absolvidos na celebração da manhã da Quinta-feira Santa. Mais tarde, o gesto da imposição das cinzas passou a integrar a celebração da Missa.
As cinzas utilizadas eram obtidas queimando os ramos de oliveiras benzidas no Domingo de Ramos do ano anterior. De acordo com o Vatican News, portal de informação da Santa Sé, simbolizam, entre outros significados, "a frágil condição do homem diante do Senhor".
Em 2025, a data será assinalada no dia 5 de março.
Calendário da Quaresma:
A data é associada ao jejum e abstinência, bem como à reflexão, fazendo com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus na cruz. A igreja católica apela à abstinência de carne na Quarta de Cinzas e em todas as sextas-feiras da Quaresma, como um ato de penitência e solidariedade com o sofrimento de Cristo.
Segundo o calendário católico, não devemos comer carne durante as sextas-feiras da Quaresma. Antigamente a carne era um alimento de luxo, mas hoje em dia é mais acessível a todas as pessoas. Por isso, além da carne devemos privar-nos, nos dias assinalados, de fazer uma alimentação luxuosa ou comer produtos caros, além de bebidas alcoólicas. A essência da Quaresma consiste em fazer uma alimentação simples, pobre, para que possamos experimentar a privação do conforto que temos atualmente.
Calendário do jejum da Quaresma:
A Quarta-feira de Cinzas e a Sexta -feira Santa são dias obrigatórios de jejum e abstinência, assim como todas as sextas-feiras da Quaresma.