O Museu Carmen Miranda, em Marco de Canaveses, acolheu no final da tarde desta terça-feira, 16 de abril, a apresentação do SwimRun Tâmega 2024, que vai decorrer nos dias 1 e 2 de junho.
O SwimRun Tâmega é uma competição desportiva que conjuga a corrida e a natação e que decorre nas margens do rio Tâmega, passando pelos concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses.
A prova é composta por três percursos distintos: o standard (30,400 metros), com um tempo limite de seis horas; o sprint formato individual (16,400 metros), com um tempo limite de quatro horas; e a maratona (4,400 metros), com um tempo limite de sete horas.
Em 2020, o organizador da SwimRun Tâmega, Sérgio Moreira, trouxe modalidade desportiva para a região, com a realização da primeira edição. “Agradeço ao Paredes Aventura, têm sido fantásticos, aliás os 50 voluntários que temos vêm do clube; mas também destaco o apoio incondicional dos municípios do Marco de Canaveses e Penafiel, desde o primeiro minuto. Isto é um projeto intermunicipal e é isso que torna o Tâmega muito especial, porque temos de unir a população local e fazer desenvolver toda a região do Vale do Tâmega, que esteve esquecida durante anos para os dois municípios”.
Sérgio Moreira não tem dúvidas de que o sucesso da prova se deve aos dois municípios, “que apoiam tão carinhosamente, e ao Paredes Aventura. Muito obrigada a todas as pessoas que nos ajudam”, enalteceu ainda o organizador.
No último ano, a prova contou com a participação de cerca de 150 atletas de sete nacionalidades, um crescimento relativamente ao ano de 2022, que contou com um total de 79 particpantes.
Desde 2023, que a prova faz parte do circuito ÖTILLÖ Swimrun, que permite a qualificação de atletas para o campeonato do mundo da modalidade, “o que representa um reconhecimento a nível internacional do bom trabalho que estamos a fazer”, começou por referir Cristina Vieira.
A presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses garante que é “uma honra” o município estar “associado à organização desta prova, que tem tido um sucesso crescente ao longo dos últimos anos. Desde o primeiro momento que a câmara viu no Swimrun Tâmega uma prova com grande potencial e é, por isso, que apoiamos a organização desde a primeira edição, tanto financeiramente como de apoio logístico”, frisou no discurso de apresentação.
Cristina Vieira aproveitou o momento para destacar a “grande aposta” do município nos desportos de natureza, com o objetivo de “promover os rios e espaços verdes do concelho. A SwimRun, sendo uma prova de corrida e natação, tem a capacidade de juntar estas duas vertentes, promovendo as potencialidades naturais a nível internacional”.
O apoio a provas como esta e outras como a Copa Ibérica de Jet Ski, a Regata Fundo Jovem, o Campeonato Regional de Fundo em Canoagem, o Campeonato Regional Norte Slalom e a Maratona internacional Euroregião visam tornar o concelho “uma referência ao nível desportivo, apostando na organização de grandes eventos e promovendo a prática desportiva dos jovens, fazendo deles jovens mais ativos e saudáveis”.
Cristina Vieira deixou a garantia de que a autarquia irá continuar a “trabalhar para fazer da edição de 2024 um sucesso ainda maior, com mais participantes e, se possível, atraindo atletas de ainda mais países para a nossa prova. Desejo o maior sucesso para a edição de 2024”.
Recorde-se que edição de 2023 do SwimRun Tâmega foi distinguida com o prémio “Melhor Corrida na Europa em 2023”, nos The Swimrun Annual Awards 2023.