Aprendizagem ao longo da vida é tema de destaque no QUALIFICA 2025, um evento de referência nas áreas da educação, formação e juventude, que decorre de 12 a 15 de março, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, em Matosinhos.
O evento, da região Norte, vai reunir professores, alunos, profissionais da área educativa, associações e encarregados de educação.
Na 16.ª edição da QUALIFICA será estreado um salão especialmente dedicado a mestrados, pós-graduações e formação executiva, que, adianta Amélia Estêvão, diretora de Marketing da Feira Internacional do Porto, “aparecerá recheado com um conjunto de propostas para licenciados que pretendam aceder a ciclos superiores, atualizar-se e robustecer as suas competências”.
O novo espaço ocupará uma área premium do recinto de feiras da Exponor e contará com a participação de escolas de negócios de elevada reputação, universidades e institutos politécnicos, que aproveitarão o ensejo para apresentar a oferta disponível em vários graus formativos.
A organização do evento decidiu criar mais quatro diferentes segmentos de exposição: o “Espaço Ensino” com locais interativos, uma montra viva de saídas profissionais, cursos superiores e oferta técnico-profissional; a “Orientação Vocacional” é tradicionalmente um dos que capta mais curiosidade entre os visitantes, pela possibilidade de aceder a informação relevante que ajude a tomar opções com mais conhecimento de causa. “É um serviço de atendimento gratuito e personalizado, que na última edição ajudou, individualmente, centenas de alunos”, sustenta Amélia Estêvão. Oportunidades em termos de formação e estágios além-fronteiras estarão, por sua vez, disponíveis no “Espaço Study Abroad”, enquanto as entidades oficiais aparecerão representadas no “Espaço Institucional”.
A Feira de Educação, Formação e Juventude pode ser visitada pelo público em geral durante os quatro dias, das 10h00 às 18h00, sendo o custo de entrada de cinco euros e o ingresso para jovens até aos 17 anos gratuito. Os bilhetes podem ser adquiridos no ckeck-in do recinto. As visitas de estudo são gratuitas, mas carecem de inscrição obrigatória, que pode ser feita em Visite a Qualifica.
Na edição anterior, a feira recebeu 140 expositores e um total 40 mil visitantes. Para a edição de 2025, mais de 17 mil visitantes fizeram já a inscrição online.