A 6 de janeiro celebra-se, anualmente, o Dia de Reis, uma data comemorativa que marca a chegada dos Reis Magos - Belchior, Baltazar e Gaspar - ao local onde o Menino Jesus nasceu, a Belém.
Este dia marca o encerramento das festividades natalícias em Portugal, sendo uma data de tradições. Habitualmente, as famílias reúnem-se para celebrar o Dia de Reis, com uma refeição especial e na qual é servido o bacalhau com batatas cozidas, acompanhado de sobremesas típicas da época, como o pão-de-ló, as rabanadas e os sonhos.
É, também, neste altura que se dá início ao canto das "Janeiras", uma tradição popular que começa no dia 1 de janeiro e se prolonga até o Dia de Reis. Se bem que muitos grupos prolongam a tradição até ao final do mês.
Nesta tradição, pequenos grupos de amigos ou vizinhos vão de porta em porta, a cantar músicas que anunciam o nascimento de Jesus. No final, os donos das casas oferecem alguns alimentos ou dinheiro.
Sabe-se que a tradição das Janeiras tem origem nos costumes pagãos. Os romanos comemoravam a entrada no novo ano em nome de Janus, o porteiro celestial, deus do passado e do futuro, que fechava a porta do ano que findava e abria a porta do ano que se iniciava.
Fotografia: Aprender Mais