O PSD de Paços de Ferreira emitiu esta sexta-feira, dia 19 de agosto, um comunicado, no qual se manifesta contra a instalação do posto da GNR de Freamunde nos terrenos do Parque de Lazer de Freamunde. O projeto já tem a aprovação do ministério.

De acordo com o partido, o executivo PS está “em vias de prejudicar o Parque de Lazer de Freamunde com a instalação do novo posto da GNR nos seus terrenos”, já que a localização deste edifício “vai comprometer a que, no futuro, o parque possa ter as desejadas zonas desportivas ao ar livre e piscinas exteriores”.

“O PSD Paços de Ferreira sempre defendeu e defende a construção de um novo posto da GNR em Freamunde para substituir o atual. Aliás, os candidatos à Câmara Municipal e Junta de Freguesia do PSD, no programa eleitoral das últimas eleições autárquicas, apresentaram um local alternativo. Mas se recuarmos ainda mais, já em 2013 o PSD disponibilizou parte das antigas escolas de Santa Cruz, em Freamunde, para a instalação da GNR”, pode ler-se.

Para o PSD Paços de Ferreira, o local “mais adequado para a instalação do novo posto da GNR deveria ser em zonas envolventes à Escola Secundária ou à EB 2/3 de Freamunde”.

“Ficámos muito surpreendidos com a vontade deste executivo PS na Câmara Municipal de avançar para a instalação do novo posto da GNR de Freamunde em terrenos que hoje servem o Parque de Lazer de Freamunde. Não podemos concordar com esta intenção do executivo PS porque a instalação do edifício irá desvirtuar por completo o ordenamento daquele local que, como sabemos, está equipado com espaços verdes do parque de lazer e com a piscina Municipal”, afirma ainda o partido.

O PSD Paços de Ferreira refere ainda que estranhou que, na última Assembleia da Freguesia de Freamunde, o presidente de Junta de Freguesia de Freamunde tivesse “afirmado que andava à procura de outros terrenos em Freamunde” e que, “talvez por isso, as notícias publicadas na imprensa afirmavam que o posto da GNR já não ia ser construído, vieram precipitar a instalação do posto num local em que o próprio PS sabe que não é o adequado”.

“Para além disso, é do conhecimento geral que o espaço que se agora pretende alienar foi adquirido para a construção das piscinas municipais, um projeto que tinha como objetivo a construção de piscinas exteriores e zona desportiva, sempre defendidas em vários atos eleitorais também Partido Socialista, mas que, com esta decisão, ficam prejudicadas. Com esta decisão o Partido Socialista desistiu de dotar o Parque de Lazer de Freamunde das mesmas valências que outros parques do concelho”, finaliza o comunicado.

Em resposta, a autarquia indica, em comunicado, que “o PSD local manifesta, uma vez mais, a sua total desconsideração para com os freamundenses”.

“É sabido que hoje, como no passado, a hostilidade do líder do PSD concelhio para com Freamunde se mantém. Assim foi quando, em 2010, não foi considerado no projeto PFR 3G qualquer obra de regeneração urbana na cidade de Freamunde; assim foi quando votaram contra a continuação da ciclovia até à cidade de Freamunde; assim foi quando se manifestaram contra as obras de requalificação do centro urbano da cidade de Freamunde; e assim continua a ser quando votam contra a instalação do novo Posto da GNR em Freamunde”, lê-se.

O projeto do novo posto da GNR em Freamunde e a sua localização “sempre foram do conhecimento público e constava do programa eleitoral do PS que foi amplamente sufragado pela população”. Já mereceu ainda “a aprovação do Ministério da Administração Interna e da Divisão de Infraestruturas da GNR e, após a sua construção, permitirá ainda que a Junta de Freguesia de Freamunde recupere a sua sede”.