conferencia lousada
Publicidade

No passado dia 18 de julho, o Partido Social Democrata (PSD) de Lousada promoveu uma conferência sobre o desenvolvimento local na Cooperativa Agrícola de Lousada.  O evento contou com a presença de Carlos Abreu Amorim, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Nuno Camilo, empresário e diretor do projeto “Aceleradoras do comércio digital”, e de Carla Duarte, empresária e consultora financeira.

De acordo com nota enviada à imprensa, a conferência discutiu Estratégias e Instrumentos de Financiamento Comunitário com enfoque na agricultura, competitividade e internacionalização, empreendedorismo, contratação de recursos humanos e estágios e apoios do IEFP. Pela voz de Carla Duarte foram destacados os incentivos às empresas do Portugal 2030.

conferencia lousada 2
default

Nuno Camilo fez um diagnóstico do concelho e destacou que “o salário médio mensal em Lousada é o mais baixo da região”. Após salientar que o poder de compra também segue abaixo do dos concelhos vizinhos, o empresário afirma que a causa para este problema é a falta de “estratégia” e “ambição”. E acrescentou que “o concelho não tem ensino superior nem cursos profissionais de iniciativa privada, ao contrário dos concelhos de Penafiel, Paredes e Felgueiras, o que é revelador da falta de visão e ambição do executivo socialista”. 

Por sua vez, o presidente do PSD Lousada, Leonel Vieira, já a olhar para o programa eleitoral 2025, destacou a importância dos fundos comunitários para o concelho e cita que esta conferência procurou “ser um contributo para permitir que os cidadãos, as empresas e as instituições conheçam os fundos comunitários que existem e como aceder a eles”. O líder do partido garante que serão realizadas outras conferências.