camara cinfaesFoto: Município de Cinfães
Publicidade

Na sequência dos incêndios rurais, que à semelhança de várias regiões do país, atingiram o concelho de Cinfães, destruindo cerca de 3.896,35 hectares de floresta e terrenos agrícolas, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista de Cinfães apresentou na Assembleia Municipal de Cinfães, realizada no dia 30 de setembro, a moção ” por um território mais resiliente, por uma floresta mais protegida e por uma comunidade mais segura”.

Nesta moção, são feitas as seguintes propostas:

– Alocação de mais recursos financeiros e materiais para os corpos de bombeiros voluntários, garantindo que disponham do equipamento adequado para combater os incêndios.

– Fomento de programas de formação contínua para os bombeiros, com foco em técnicas avançadas de combate a incêndios florestais.

 – O reforço das equipas de vigilância durante os meses de maior risco, com a contratação de brigadas florestais temporárias que possam atuar em coordenação com os bombeiros locais e outras entidades de proteção civil.

 – Apoio ao incentivo da agricultura local e familiar, com especial foco na ocupação ativa das terras, para evitar o abandono e reduzir a carga de combustível vegetal

 – Apoio aos pequenos proprietários e agricultores para a gestão sustentável dos seus terrenos, através de incentivos fiscais ou apoios diretos para a realização de limpezas e desbastes.

 – Promover a reflorestação das áreas devastadas pelos incêndios com espécies autóctones e mais resistentes ao fogo.

– A revisão das políticas nacionais de ordenamento do território e gestão florestal, com maior autonomia para os municípios.