Este fim de semana, 23 e 24 de julho, as margens de Entre-os-Rios, Sardoura e Torrão vão ser o cenário de mais uma edição da jornada “Rios Ibéricos 2022”.

Focado na vertente desportiva, o evento contará com a realização de várias provas de Duatlo e Triatlo na confluência dos Rios Douro e Tâmega, e com a presença “dos melhores triatletas nacionais e dos atletas amadores para competir ao mais alto nível”, refere o município de Castelo de Paiva na página oficial de Facebook.

Esta jornada dos “ Rios Ibéricos “, será decisiva para a classificação do Campeonato Nacional de Triatlo 2022. Para além disso, o Rios Ibéricos é também prova do campeonato nacional de Juvenis e prova dos Campeonatos Norte e Centro Norte da Federação de Triatlo de Portugal.

Integrado nesta iniciativa dos Rios Ibéricos irá decorrer o Duatlo Jovem, para as crianças nascidas entre 2005 e 2015. “A prova de Duatlo Jovem tem como foco da organização, o incentivo à prática do desporto como um hábito saudável, bem como à promoção da modalidade junto dos mais pequenos”.

Haverá ainda provas de Duatlo e Triatlo de promoção com distâncias sprint, abertas aos atletas não federados, “em que todos são convidados a experimentar e progredir na modalidade, sendo que, aqueles que mostrarem interesse, podem também participar por estafetas, permitindo que qualquer possa participar somente na variante em que melhor se adapta”.

Paulo Vieira, responsável pelo Centro Sol Nascente de Castelo de Paiva, espera uma jornada “com boa adesão de participantes e um bom nível competitivo em ambas as modalidades em disputa”.

Por sua vez, Liliana Vieira, vereadora do desporto da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, realça “esta bonita jornada desportiva que envolve estes municípios vizinhos e ribeirinhos e deixa uma saudação de boas vindas a todos os participantes, manifestando o desejo de que gostem de vir a Castelo de Paiva e conhecer as potencialidades turísticas desta terra, que se quer afirmar como destino de eleição”.

O Rios Ibéricos 2022 está inserido nos Jogos Desportivos e Culturais de Castelo de Paiva, bem como nos programas desportivos dos municípios de Castelo de Paiva, Penafiel, Marco de Canaveses e Cinfães e todas as informações técnicas estão disponíveis nas redes sociais do Rios Ibéricos e através dos contactos oficiais da delegação Norte e delegação Nacional da Federação Portuguesa de Triatlo.

O evento “Rios Ibéricos 2022” conta com a organização da Associação Centro Sol Nascente de Castelo de Paiva, em parceria com as Câmaras Municipais de Castelo de Paiva, Penafiel, Marco de Canaveses e Cinfães, Juntas de Freguesia envolventes, Associações locais  e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal e sua Delegação Norte.