lousada oticas
Publicidade

O município de Lousada assinou, no dia 29 de setembro, um protocolo de colaboração com as óticas do concelho, parceiros no projeto pré-SEA (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento).

O protocolo surge uma vez que “a visão desempenha um papel fulcral no desenvolvimento físico e psicossocial da criança, sendo os problemas oculares fatores que podem representar limitações na aprendizagem e na socialização”, indica o município em comunicado.

“Por isto, é importante a integração do rastreio visual infantil no projeto pré-SEA, de forma à deteção precoce e atempada de problemas oculares e promovendo o bem-estar e desenvolvimento das crianças do concelho”, acrescenta.

Esta iniciativa está integrada no Programa DICAS – Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade. O projeto está a ser desenvolvido nos estabelecimentos de ensino pré-escolar públicos e tem como objetivo “o rastreio das aptidões e competências adquiridas, necessárias para os processos de aprendizagem, em crianças com mais de quatro anos”, explica o município em nota de imprensa.

A proposta de colaboração apresentada pelo Município foi assinada por todas as óticas e
os rastreios vão ser efetuados em contexto escolar nos meses de outubro e novembro.