Em 2022, registaram-se no concelho de Paredes um total de 215 ocorrências e 359,10 hectares de área ardida, sendo as freguesias mais afetadas foram Recarei, Sobreira, Rebordosa e Aguiar de Sousa. Os dados foram divulgados pela autarquia, depois de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Paredes ocorrida na terça-feira, 14 de março.
Num balanço da atividade no concelho, em 2022, o Serviço Municipal da Proteção Civil revela que atuou em diversos níveis, desde a avaliação e análise meteorológica, uso de fogo técnico, disponibilização de maquinaria pesada, combustível e abastecimento, colaboração nas ações de rescaldo e vigilância pós incêndio e identificação/localização de pontos de água.
A Proteção Civil da autarquia abordou, também, os vários tipos de ocorrências registados ao longo do ano, bem como o apoio aos Agentes de Proteção Civil.
Na informação disponibilizada pela autarquia, pode ler-se que “2022 foi um ano de seca, tempo quente e falta de água, tendo o munícipio ativado equipas da autarquia, em parceria com diversas entidades e corporações de bombeiros, para responder à falta de água em algumas freguesias, garantindo o abastecimento de água ao domicílio, através de cisternas”.
No final do ano, “foram as cheias e as inundações o foco da Proteção Civil Municipal que teve de contabilizar os estragos, sinalizar ocorrências, realojar vitimas e implementar medidas preventivas”, destaca.
Neste encontro foi também abordada a preparação das ações de prevenção para a época de incêndios do verão 2023 e apresentadas as principais atividades previstas para este ano, com destaque para a planificação do Dia Municipal do Bombeiro a realizar no dia 10 de junho, em Cete, e a preparação das “Jornadas Mundiais da Juventude”, evento que irá levar a Paredes, de 26 a 30 de julho, cerca de 2500 jovens para a realização de “Pré-Jornadas”.
A sessão foi dirigida pelo vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Paredes, Francisco Leal, que destacou o trabalho de equipa “na prevenção dos incêndios rurais”, sublinhando “o aumento do número de limpezas de terrenos, que resulta numa diferença de 112 ocorrências, face a 2021. Esta prevenção passou, essencialmente, pela limpeza de terrenos públicos e processos de notificação de privados, beneficiação de caminhos e pontos de água, e através da sensibilização da população para a problemática dos incêndios”, referiu.
A reunião teve lugar na Câmara Municipal de Paredes contou com a presença do Vereador da Juventude, Paulo Silva, do Padre Pedro Silva, dos comandantes das cinco corporações de bombeiros, da delegada da Cruz Vermelha da Sobreira, do representante das Juntas de Freguesia, João Gonçalves, do coordenador municipal de Proteção Civil, Miguel Rodrigues, da comandante do Destacamento Territorial de Penafiel, capitão Sandra Bessa, e de elementos da GNR do Destacamento Territorial de Paredes e Lordelo, a representante do CHTS, Luciana Guimarães, e o representante da delegada de Saúde do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul, Bruno Proença.