logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Proteção Civil do Marco faz balanço dos estragos provocados pelo mau tempo

Redação

O mau tempo que se fez sentir nos últimos dias, devido à passagem das tempestades Babet e Aline, provocou estragos em vários pontos do país. Na região do Tâmega e Sousa foram registadas várias ocorrências, como cheias e inundações ou cortes de estrada.

O concelho do Marco de Canaveses não foi exceção e a tempestade "exigiu uma resposta conjunta e eficaz por parte de vários agentes da proteção civil, locais e voluntários, que não mediram esforços para ocorrer às emergências", refere a autarquia numa publicação das redes sociais.

Em resposta às ocorrências, estiveram agentes do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), policia municipal e GNR, Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC's), Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, e funcionários da câmara municipal. "A dedicação destes agentes minimizou o impacto da tempestade Aline e por isso o município, em nome dos marcoenses, agradece o esforço das equipas", pode ler-se ainda.

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses deixa o alerta para a prevenção e preparação. "Muitos dos problemas causados por eventos climáticos, como inundações e deslizamentos de terra, têm efeitos maiores devido à falta de manutenção e limpeza de áreas críticas. É fundamental que cada um cumpra a sua parte. Isso inclui manter as propriedades bem cuidadas e limpas, criando canais de drenagem adequados e desobstruídos. A segurança é uma responsabilidade de todos", sublinha.