Entre as 18h00 de domingo, 26 de janeiro, e as 03h00 desta segunda-feira, o Serviço de Proteção Civil do Marco de Canaveses (SMPC) registou alguns incidentes devido ao mau tempo previsto pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA tinha previsto a ocorrência de chuva persistente, por vezes forte, podendo ser acompanhada de vento e trovoada, em particular no período anteriormente referido.
Nesse sentido, o SMPC emitiu alguns avisos sobre o alerta, através de publicações partilhadas nas redes sociais do Município e do SMPC.
Relativamente ao ponto de situação de situações reportadas ou identificadas, entre as 18h00 de domingo, 26 de janeiro, e as 03h00 desta segunda-feira, "todas as situações estão a ser acompanhadas e solucionadas", garantem os serviços.
Há a registar, até ao momento, um eucalipto que obstruiu a via, em Vinheiros, na freguesia de Soalhães, estando já a situação resolvida. Foi ainda identificado um cedro caído na Searinha, freguesia do Marco, que também foi resolvido.
Os serviços dão conta, também, de um abatimento de via e queda de muro (parcial), na Rua das Bouças, freguesia de Bem Viver, que está em Resolução; o mesmo aconteceu com um deslizamento de rocha para a Valeta, Rua D. António José da Rocha Couto (ER210), na freguesia de Vila Boa do Bispo.
"Além dos Agentes de Proteção Civil, o SMPCMC tem um dispositivo operacional, em prontidão, para acorrer a situações reportadas ou identificadas", garantem os serviços.
De recordar que a região se encontra em alerta amarelo, devido à precipitação e vento forte, até à próxima quarta-feira, dia 29 de janeiro, devido à passagem da Depressão Hermínia.
https://averdade.com/depressao-herminia-portugal-mantem-se-com-avisos-devido-a-chuva-vento-e-agitacao-maritima/