logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Proteção Civil de Paços de Ferreira faz balanço do incêndios e prepara medidas para a tempestade

Redação

Na manhã desta terça-feira, 24 de setembro, Paulo Ferreira, responsável pelo pelouro da Proteção Civil, presidiu a uma reunião de trabalho onde foi realizado um balanço dos trabalhos de combate aos incêndios ocorridos na passada semana.

Participaram nesta sessão de trabalho responsáveis pelos Serviços Municipais de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira e Freamunde, Cruz Vermelha de Frazão, GNR de Paços de Ferreira e Freamunde, Polícia Municipal e responsáveis pelas oficinas municipais, "a quem foi reiterado o agradecimento público pelo muito difícil trabalho realizado no combate a um conjunto de incêndios, e cujo resultado final, apesar do enorme risco em causa, foi extraordinariamente positivo", refere a autarquia em comunicado.

Tempestade Aitor com meios e medidas de prevenção "totalmente preparados no terreno"

Nos próximos dias, Portugal enfrentará a chegada da tempestade 'Aitor', que trará chuvas fortes e condições meteorológicas adversas, especialmente no Norte e Centro do país.

A tempestade pode provocar inundações, derrocadas e outros problemas associados a deslizamentos de terras e, por isso, na mesma reunião foram "acertados um conjunto de trabalhos preventivos, alguns já concluídos ou em curso, no sentido de mitigar os danos, que poderão ser maiores do que o normal pelo facto desta tempestade ocorrer poucos dias depois de centenas de incêndios que afetaram todo o país e, particularmente, a região Norte".

Caso as previsões meteorológicas se confirmem, o risco de derrocadas, inundações, queda de árvores e deslizamento de terras é elevado e, nesse sentido, a autarquia pacense recomenda "a todos os cidadãos cuidados redobrados, com especial enfoque na circulação automóvel e pedonal".

Para qualquer situação de emergência ou de perigo que tenha conhecimento nestes próximos dois dias, deve ligar para os Serviços Municipais de Proteção Civil (937 727 214), que articularão com as restantes forças no terreno (GNR, Bombeiros, Cruz Vermelha e Polícia Municipal) a respetiva atuação.

Pode acompanhar a evolução da situação meteorológica do concelho através das redes sociais do município.