Durante esta semana, alguns concelhos da região do Tâmega e Sousa irão atingir o risco máximo de incêndio. As autoridades decretaram Situação de Contingência em todo o território do continente.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC) enviou, esta segunda-feira, dia 11 de julho, uma mensagem SMS de forma a alertar para esta situação: "Risco extremo de incêndio rural. Não use fogo nos espaços rurais/florestais. Siga as recomendações das autoridades. Info: 800 246 246 ou www.prociv.pt / ANEPC"
Com temperaturas que podem chegar até aos 34.7ºC na região, esta segunda-feira, os concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães e Resende encontram-se em risco muito elevado de incêndio.
Em risco elevado estão os concelhos de Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paredes, Paços de Ferreira e Penafiel.
Na terça-feira, dia 12 de julho, as temperaturas poderão subir ao máximo de 42.1ºC, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
À exceção do município de Felgueiras, que se manterá com risco elevado de incêndio, os restantes 11 concelhos (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Lousada, Marco de Canaveses, Paredes, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende) irão estar com risco muito elevado.
Na quarta-feira, dia 13 de julho, alguns concelhos atingirão o risco máximo de incêndio, com o máximo de temperaturas a chegar aos 40ºC.
Amarante, Baião, Celorico de Basto, Lousada e Paços de Ferreira alcançarão o risco máximo de incêndio. Os restantes nove municípios, Castelo de Paiva, Cinfães, Felgueiras, Marco de Canaveses, Paredes, Penafiel e Resende, irão estar com risco muito elevado de incêndio.
Para quinta-feira, dia 14 de julho, a previsão é que o alerta para risco máximo de incêndio seja alargado a mais concelhos da região.
Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.