mosteiro de santa maria de pombeiro
Publicidade

A Associação Empresarial de Vila Meã promove, no próximo dia 16 de março, o segundo encontro À Descoberta da Identidade Made In Tâmega e Sousa, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, com o objetivo de valorizar os produtos endógenos da região e respetivos produtores. 

De acordo com a AEVM, será apresentado, “desta vez, um registo gastronómico mais formal em mesa única, através de um menu de degustação com especial enfoque em receitas locais”.

made in ts a descoberta identidade 1

O chefe coordenador das iniciativas, Renato Cunha, confecionará os pratos a serem degustados pelos convidados, juntamente com Pedro Machado, chefe de cozinha.

“Os ingredientes a ser utilizados na elaboração da ementa serão fornecidos por produtores do território, em visitas realizadas pelos chefes aos locais de produção”, revela a AEVM.

Na sequência do workshop “Como elaborar uma narrativa para promover o seu negócio/marca”, dinamizado por Mário Correia, que ocorreu no dia 16 de fevereiro, os produtores do território serão convidados, na tarde do dia 16 de março, a identificar os valores das suas marcas, os seus clientes-alvo e a suas ofertas exclusivas, através do workshop “Estratégia de Marca/Negócio: Construção de um modelo”, que irá ocorrer na Cooperativa Agrícola em Felgueiras. 

post pombeiro

Depois da presença, em fevereiro, no Mosteiros de Travanca, em Amarante, o próximo encontro irá ocorrer no dia 13 de abril, no Mosteiro de Ancede, tendo como chefe convidado António Queiroz Pinto – chefe de cozinha no Restaurante de Tormes e na Pensão Borges. O Seminário de Encerramento será realizado no dia 27 de abril, no Centro de Interpretação da Escultura Românica. 

O Made In Tâmega e Sousa além da execução dos eventos referidos e das ações de capacitação com os produtores da região, está a produzir uma monografia dos produtos endógenos, um plano estratégico, um guia de inovação, um vídeo promocional, um portal, uma aplicação móvel, uma revista de receitas, bem como a comunicação das atividades no Facebook e Instagram

Este projeto é promovido pela Associação Empresarial de Vila Meã, em parceria com entidades locais, representando um investimento aproximado de 200 mil Euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER.