Esta quarta-feira, dia 9 de novembro, vai decorrer no Auditório Municipal de Lousada a apresentação de projetos de inovação social da Região Norte, com a participação da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O evento vai acontecer pelas 15h00 e é promovido pela CCDR-Norte (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) e EMPIS – Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.

A Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública que visa “promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal”, refere um comunicado da CCDR-N. Dotada de cerca de 150 milhões de euros do Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito do Acordo de Parceria Portugal 2020, canaliza a verba para o financiamento de projetos que proponham “abordagens alternativas e inovadoras para responder a problemas sociais concretos”. A execução da iniciativa é coordenada pela EMPIS.

No evento vão participar António Cunha, Presidente da CCDR-Norte, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Pedro Machado, presidente da Câmara Municipal de Lousada, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, Filipe Almeida, presidente da EMPIS, Artur Santos Silva, membro do Conselho de Curadores da Fundação La Caixa e Carlos Azevedo, presidente do IES – Social Business School.

Pretende-se ainda com este evento identificar boas práticas que sirvam de referência ao desenho e aplicação das oportunidades de financiamento do Portugal 2030.