O projeto “Vamos Aprender a Nadar”, do Município de Paços de Ferreira, é um dos três projetos finalistas do programa “Erasmus+ Sport Be Active Awards 2024“, uma iniciativa da Comissão Europeia que vai premiar o concelho numa cerimónia a decorrer no dia 6 de novembro, em Bruxelas, Bélgica.
O terceiro projeto finalista na categoria da Educação e um dos 12 finalistas a nível europeu deste programa, o “Vamos Aprender a Nadar” foi lançado pela autarquia de Paços de Ferreira em setembro de 2022 e foi um dos 106 projetos apresentados por vários países à Comissão Europeia.
“Mais do que o prémio, que naturalmente muito orgulha a Câmara Municipal e de modo particular o departamento da Educação, este é o resultado da enorme aposta e afetação de meios humanos, materiais e financeiros, na área que é, para a nossa autarquia, a prioridade número do concelho: a educação”, salienta o Município.
O programa “Vamos Aprender a Nadar” foi “um programa inovador” desenvolvido com o intuito de viabilizar o ensino de natação de forma completamente gratuita para os alunos do ensino básico (3º e 4º anos), fora do seu contexto escolar habitual.
O projeto conseguiu abranger, no último ano letivo, mais de 900 crianças cumprindo assim, os dois objetivos deste programa de assegurar o desenvolvimento sustentado de habilidades motoras aquáticas como uma forma de prevenção de afogamento e ainda a promoção de valências físicas, psicológicas e sociais.
O Município de Paços de Ferreira avança que este programa tem registado “resultados de aprendizagem extremamente positivos” sendo que cerca de 83% do número total de alunos adquiriu as competências aquáticas desejadas durante o projeto, representando assim uma evolução de 75% face à primeira avaliação.
A autarquia agradece ao Clube Aquático Pacense e à empresa municipal GesPaços, “entidades indispensáveis ao enorme sucesso de um projeto agora também reconhecido a nível europeu”.